Como a quota de mercado dos novos veículos elétricos (VE) continua a crescer rapidamente, a implantação de infraestruturas de carregamento público deve ser apoiada por objetivos ambiciosos e oportunos ao abrigo do Regulamento de Infraestruturas de Combustível Alternativo (AFIR), que se aproxima agora das fases finais das negociações trilaterais.
Apesar de um ano desafiante para o mercado automóvel da UE, com uma contração global de 4,6% nos registos de automóveis (principalmente devido ao impacto da escassez de componentes no primeiro semestre do ano), as vendas de veículos elétricos continuaram a crescer. Em 2022, a quota de mercado dos VE expandiu-se para 12,1%, uma melhoria de 3% face a 2021.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
Isto confirma a tendência dos últimos seis anos, em que as vendas dos VE crescerem 17 vezes entre 2016 e 2022. Contudo, o ritmo de implantação de infraestruturas está muito atrasado em relação à procura por parte dos consumidores de automóveis com capacidade de carga elétrica. No caso dos elétricos, o crescimento foi 1581%, ao passo que o número de carregadores apenas cresceu 522%, o que significa que as vendas de carros elétricos têm crescido quase três vezes mais depressa do que a instalação de pontos de carregamento.