A medida foi anunciada pelo presidente da Câmara Municipal de Évora, durante a cerimónia de abertura do Encontro Nacional de Veículos Elétricos (ENVE) que está a decorrer naquela cidade alentejana. Ainda de acordo com o autarca, se tudo correr bem, ou seja depois de ultrapassadas as questões de ordem burocrata, e depois de se fazer uma apresentação formal com a empresa concessionária, será possível ter os 23 autocarros elétricos a circular ainda este mês de junho.
O presidente não tem conhecimento de alguma outra cidade que tenha a perspetiva de ter os transportes públicos totalmente elétricos e, em princípio, Évora será a primeira cidade portuguesa a atingir tal objetivo e disse-o perante o secretário de Estado da Mobilidade Urbana, Jorge Delgado, que presidiu à cerimónia de abertura do ENVE 2023.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
A possibilidade surgiu porque o concessionário pode adquirir os autocarros com apoio de programas nacionais e internacionais para a descarbonização, pelo a esta solução permite garantir que toda a frota seja elétrica. Atualmente, o serviço de transporte público de passageiros na cidade é assegurado pela Trevo (Transportes Rodoviários de Évora), que pertence ao Grupo Barraqueiro.
O Encontro Nacional de Veículos Elétricos decorre em Évora e conta com entrada gratuita. Ali, os visitantes podem conhecer uma grande variedade de veículos elétricos, tirar dúvidas sobre mobilidade elétrica e participar em diferentes atividades para toda a família. A ENVE 2023, é uma co-organização entre a UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos e a Câmara Municipal de Évora.