Para carregar o seu veículo, pode usar qualquer posto da Rede Mobi.E. Basta aderir a uma proposta comercial de um dos Comercializadores de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica (CEME), que lhe dará um meio de acesso. As condições de utilização da rede de mobilidade elétrica podem ser consultadas aqui.
Depois, dirija-se a qualquer posto de carregamento disponível mais próximo de si e, através do cartão ou de uma app, escolha a tomada e carregue.
A fatura que irá receber do CEME que contratou deve discriminar os montantes devidos por: carregamento do veículo elétrico, utilização dos pontos de carregamento, outros serviços que possam ser prestados e taxas e impostos.
Classificação dos postos da rede Mobi.E
Na rede Mobi.E, os postos de carregamento são classificados em função das suas potências, da seguinte forma:
Postos Normais, inferiores a 7,4 kW;
Postos Semirrápidos, de 7,4 kW até 22 kW, inclusive;
Postos Rápidos, superiores a 22 kW até 150 kW;
Postos Ultrarrápidos, iguais ou superiores a 150 kW.
Funcionalidade de cada tipologia
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
Quanto à respetiva funcionalidade, apesar de não existirem compartimentos estanques, podendo cada tipologia servir de complemento a outras, procuramos, de seguida, dar uma ideia de como cada uma pode satisfazer melhor as necessidades:
Carregamento lento: carregamento que pode demorar mais de 8 horas, adequado a zonas habitacionais onde não existam garagens/parqueamentos, de forma a permitir que os residentes possam carregar os seus veículos elétricos durante toda a noite ou fim de semana;
Carregamento semirrápido: carregamento máximo até 4 horas, adequado a zonas habitacionais de grande densidade, pois permite uma maior rotação, bem como a zonas comerciais, onde os visitantes demorem mais de 1 hora a efetuar as suas compras;
Carregamento rápido: carregamento máximo entre 1h-1h30m, adequado a zonas comerciais de grande procura, zonas de serviços ou zonas mistas (habitação/comércio/serviços);
Carregamento ultrarrápido: carregamento máximo até 1 hora, adequado a zonas de grande rotatividade, como autoestradas ou de grande circulação.
Tire o máximo benefício da infraestrutura de carregamento
Tenha atenção à capacidade de carregamento do seu veículo elétrico.
A maioria das baterias dos veículos elétricos pode ser carregada com os postos normais ou semirrápidos, por exemplo, os veículos plug in não podem utilizar postos rápidos e ultrarrápidos.
O mercado automóvel de veículos elétricos disponibiliza cada vez mais modelos que permitem utilizar todas as potencialidades dos postos rápidos. Contudo, a potência dos postos ultrarrápidos apenas poderá ser aproveitada na sua plenitude pelos modelos 100% elétricos de gama mais elevada.
No momento da aquisição da sua viatura elétrica informe-se junto do seu concessionário quais as tipologias de postos de carregamento mais indicadas para o modelo que pretende adquirir.