O novo C5 X estará disponível com motores a gasolina e com o propulsor híbrido plug-in, tendo lançamento agendado para o segundo semestre de 2021. As memórias do muito confortável e eficaz C5, uma referência no segmento D que sempre permitiu viagens longas em primeira classe, levaram a Citroen a conceber este topo de gama que encarna na perfeição a mais pura tradição da marca.
A Citroën apresenta o C5 X, o seu novo topo de gama que renova o segmento dos grandes estradistas, adotando um design original que combina o estilo de uma berlina com o de uma break, numa proposta inovadora, na mais pura tradição Citroën. Este novo tipo de silhueta, disponível com motorizações a gasolina ou híbridas plug-in, exprime a modernidade, o estatuto e a inovação, traduzindo as verdadeiras expectativas para o segmento dos grandes automóveis, bem como os dos SUV.
O C5 X inova ao introduzir, em estreia mundial, a suspensão ativa Citroën Advanced Comfort, elemento que reforça, ainda mais, a sensação de viajar a bordo de um tapete voador, sensação intimamente ligada à história da Citroën. Traduz um verdadeiro convite a viajar, aproveitando o seu habitáculo do tipo lounge, com o conforto reconhecido dos bancos Advanced Comfort e uma habitabilidade inigualável, em particular na segunda fila. A bagageira, com um volume líquido de 545 litros e um acabamento superior, responde, perfeitamente, às necessidades dos clientes do segmento das carroçarias do tipo break. A versão híbrida plug-in, com o sistema ë-Comfort combinado com a condução em modo elétrico no quotidiano, aumenta a sensação de serenidade a bordo.
A silhueta do C5 X é assertiva, bem assente sobre as rodas, robusta e distinta. Renovando, por completo, os códigos do segmento D, recorre a uma silhueta bem afirmada que combina as linhas de uma berlina e de uma carroçaria do tipo break, bem como com elementos que tornam os SUV apelativos. É uma silhueta nova, em que foi dada especial atenção ao desempenho aerodinâmico. O seu capô longo, as linhas fluídas e aerodinâmicas, a linha de cintura elevada e os guarda-lamas traseiros rebaixados acrescentam distinção e dinamismo, elementos que fazem a ligação a automóveis topo de gama históricos da Citroën.
O habitáculo do C5 X transmite uma sensação acolhedora de serenidade e espaço, num convite a viajar, com particular atenção aos detalhes e com conteúdos práticos. A elegância e o conforto, associados a uma tecnologia inovadora, mas discreta, são elementos-chave do seu confortável habitáculo, na mais pura tradição Citroën. Um elemento de verdadeira exclusividade, a suspensão Citroën Advanced Comfort do C5 X foi concebida para recriar o efeito de tapete voador de alguns modelos icónicos da Citroën, sendo capaz de superar todos os obstáculos, como buracos na estrada, passeios ou lombas. Na versão híbrida plug-in, o C5 X eleva o controlo ao patamar seguinte, fruto da integração da suspensão ativa Citroën Advanced Comfort, com três modos à escolha do condutor. A habitabilidade foi uma das principais preocupações da Citroën ao conceber o C5 X. À frente, os bancos confortáveis e o painel de instrumentos de leitura clara proporcionam um espaço habitável vasto e desimpedido. O banco traseiro convida os passageiros a relaxar, oferecendo um espaço excecional para as pernas.
Com uma potência de 225 cavalos, este híbrido oferece o prazer de arrancar e circular em total silêncio e sem emitir um único grama de CO2, com a possibilidade de circular durante mais de 50 quilómetros em modo zero emissões, uma autonomia em modo elétrico adaptada a grande parte dos trajetos diários dos utilizadores, até uma velocidade máxima de 135 km/h. É, assim, possível passar uma semana sem recorrer ao motor de combustão interna, realizando os percursos habituais e recarregando a bateria consoante a necessidade, em casa, no local de trabalho ou num posto público, mas com a liberdade de viajar para longe, sem se preocupar com a urgência do carregamento, aqui entrando em cena o motor de combustão interna, económico e eficiente.
O C5 X híbrido plug-in é um automóvel eletrificado, moderno e tecnológico, capaz de disponibilizar conforto e uma grande polivalência de utilização: a mobilidade em classe ë-Comfort, perfeitamente isolada da estrada e do mundo exterior, em total serenidade como num casulo, com todos os elementos externos filtrados. O silêncio de funcionamento, a fluidez do movimento, o prazer de condução, a suavidade da suspensão, o conforto dos bancos Advanced Comfort, a ausência de vibrações a bordo, a ergonomia e a facilidade de utilização dos interfaces e serviços dedicados, todos contribuem para elevar o conforto a bordo, para todos os ocupantes.