A Automobili Lamborghini apresentou o Essenza SCV12, o hiperdesportivo reservado a circuito e produzido numa edição limitada a 40 unidades, desenvolvido pela Lamborghini Squadra Corse e desenhado pelo Lamborghini Centro Stile. Descendente direto de veículos como o Miura Jota e o Diablo GTR, o Essenza SCV12 está equipado com o mais potente V12 atmosférico alguma vez desenvolvido pela Lamborghini, combinado com uma aerodinâmica inspirada em protótipos de competição e com novas soluções técnicas, concebidas para proporcionar a derradeira experiência de condução.
Stefano Domenicali, CEO e Presidente da Automobili Lamborghini, comenta: «O Essenza SCV12 representa a mais pura experiência de condução em circuito que a nossa marca pode oferecer, uma obra de engenharia que sublinha a inextrincável ligação existente entre os nossos automóveis e o asfalto do circuito. A Lamborghini é uma marca com olhos postos sempre no futuro e em busca de novos desafios, mas nunca esquecemos as nossas raízes e o que somos. O Essenza SCV12 é a combinação perfeita do nosso espirito nada convencional enquanto fabricante de automóveis superdesportivos e a nossa verdadeira paixão pelo desporto automóvel».
Nascido para o circuito
O Essenza SCV12 foi criado para uma utilização exclusivamente em pista, contando com soluções de engenharia derivadas do mundo da competição. O motor V12 está apto a disponibilizar mais de 830 cv, com um significativo aumento de potência graças ao efeito de admissão forçada a alta velocidade. Os tubos de escape foram desenhados em colaboração com a Capristo para reduzir a contrapressão, melhorando a performance e enfatizando a sonoridade única do motor.
A potência é gerida por uma nova caixa sequencial de seis velocidades X-trac, montada em bloco com o trem traseiro enquanto elemento estrutural do chassis, combinada com a tração traseira, para garantir compactidade, continuidade estrutural e uma superior rigidez torsional. O Essenza SCV12 oferece uma excecional relação peso/potência de 1,66 kg/cv, graças ao chassis monocoque em fibra de carbono desportivo de gaiola de segurança interna. O Essenza SCV12 é, também, o primeiro GT concebido para respeitar as normas de segurança da FIA destinadas aos protótipos.
Para garantir a máxima agilidade e estabilidade mesmo nos mais exigentes circuitos, foram adotadas soluções cinemáticas mecânicas inspiradas pelos protótipos de competição, caso da suspensão traseira do tipo push-rod fixada diretamente na caixa de velocidades. Completam o panorama os pneus slick Pirelli específicos para este modelo, montados em jantes de magnésio (de 19” na frente, e 20” atrás), com discos e pinças de travão desenvolvidos pela Brembo Motorsport.
Maurizio Reggiani, diretor técnico da Automobili Lamborghini, destacou: «O Essenza SCV12 é a derradeira expressão do motor V12 naturalmente aspirado, o símbolo da nossa marca desde 1963. É um projeto no qual conjugámos a busca pela perfeição em termos de engenharia com uma aerodinâmica refinada, um design futurista e soluções inovadoras, como a monocoque em carbono desprovida de gaiola de proteção interna. O resultado é um automóvel fascinante, envolvente e sem concessões, nascido para correr e para exibir em circuito as caraterísticas que fizeram famosa a Lamborghini em todo o mundo, garantindo emoções únicas e especiais tanto a quem o conduza como a quem o observe».
Aerodinâmica
A aerodinâmica beneficia da experiência da Lamborghini Squadra Corse nas competições de GT para garantir um nível de eficiência, e níveis de carga aerodinâmica superiores às de um carro de GT3, com um valor de 1200 kg a 250 km/h.
O capô dianteiro possui uma dupla entrada de ar com nervura central, típica dos Huracán de competição, a qual separa o fluxo de ar quente proveniente do radiador, e canaliza o ar frio para a tomada de ar existente ao centro do tejadilho. A secção dianteira conta com um splitter e dois apêndices laterais; nos flancos, os fluxos destinados à refrigeração do motor e da caixa de velocidades foram otimizados através da utilização de aletas verticais situadas nas longarinas. O pacote aerodinâmico completa-se com a grande asa traseira regulável de duplo perfil.
Design
O design do Essenza SCV12 é o resultado do trabalho criativo do Lamborghini Centro Stile, que tem desenhado todos os automóveis de competição da Lamborghini desde a fundação da Squadra Corse. O caráter essencial do veículo é sublinhado pela estrutura da carroçaria, formada por apenas três elementos para permitir uma rápida mudança dos mesmos, quando necessário, durante as paragens nas boxes. As cores de lançamento Verde Selvans, Grigio Lynx (cinzento), Nero Aldebaran Gloss (preto) e Arancio California (laranja) serão complementadas pelos logótipos oficiais dos parceiros de longa data da Lamborghini Squadra Corse: Pertamina, Pirelli e Roger Dubuis.
As linhas esguias, porém enérgicas e dinâmicas, combinam o apelo dos protótipos dos anos de 1970 com elementos típicos do ADN da Lamborghini, como a geometria hexagonal que carateriza os faróis dianteiros, e a tomada de ar no tejadilho e as saídas de ventilação que enquadram o volante. Marca, também, presença a inconfundível forma de «Y», a assinatura de estilo reproduzida na decoração exterior e no habitáculo, onde cada elemento representa a melhor combinação entre leveza, funcionalidade e design. Na verdade, o painel frontal e o painel de instrumentos estão assentes num «Y» assimétrico em carbono, um elemento portante e estilístico que marca o cockpit, desenhado para colocar o condutor no centro de uma experiência de condução absoluta.
O desenho do volante multifunções com ecrã foi inspirado pelos volantes dos monolugares de F1, para oferecer a máxima ergonomia e um tato perfeito, sem que o condutor necessite de retirar as suas mãos do aro, com o seu design futurista, contudo, racional. O banco OMP específico, com homologação FIA e com estrutura em fibra de carbono, envolve o piloto para garantir conforto, segurança e estabilidade.
Mitja Borkert, diretor do Lamborghini Centro Stile, declarou: «O projeto entusiasmou-me desde o primeiro momento, porque nos iria permitir criar um automóvel diferente, mas, ao mesmo tempo, inconfundivelmente Lamborghini; extremo, mas estilisticamente muito puro, como deve ser um carro de corridas autêntico. Com o Essenza SCV12, prestamos homenagem tanto ao nosso passado, como ao nosso presente nas corridas: a grande asa traseira, as aletas laterais e o splitter dianteiro são elementos retirados dos Huracán Super Trofeo EVO e GT3 EVO. Este automóvel é combinação perfeita da nossa tradição com o que imaginamos para o futuro.
Experiência de condução
Os clientes do Essenza SCV12 farão parte de um exclusivo clube, que lhes dará acesso a programas especiais para pilotarem o seu hiperdesportivo nos mais prestigiados circuitos do mundo. O programa inclui o serviço de custódia num novo hangar construído em Sant’Agata Bolognese para o clube Essenza SCV12. Cada veículo terá una box personalizada e serviços dedicados, incluindo webcams para permitir aos clientes monitorizares os seus automóveis 24 horas por dia fazendo uso de uma aplicação. As instalações também albergam o «Lamborghini Squadra Corse Drivers Lab», desenvolvido pela empresa italiana Tecnobody, para oferecer programas de preparação física similares ao seguidos pelos pilotos oficiais da Lamborghini.
O calendário de provas em circuito terá início em 2021, com eventos «arrive and drive» («chegar e pilotar»), realizados em inúmeros circuitos com homologação FIA de Grau 1. A assistência será fornecida pela equipa técnica da Squadra Corse – com o auxílio de Emanuele Pirro, cinco vezes vencedor das 24 Horas de Le Mans e um instrutor de exceção para os clientes-pilotos; e de Marco Mapelli, piloto oficial da Lamborghini Squadra Corse.
Giorgio Sanna, responsável máximo da Lamborghini Motorsport, afirmou: «Com o Essenza SCV12 quisemos elevar à sua máxima expressão não só a performance e o prazer de condução, como também a experiência fora do circuito. Os clientes poderão tirar partido de serviços exclusivos e altamente personalizáveis, para viver na plenitude o melhor da hospitalidade italiana e fazer parte da família Lamborghini Squadra Corse».