A garra deste Golf está mais desportiva

| Revista ACP

A nova versão GTI está recheada de alta tecnologia, mais digital, como os modelos da mais recente geração Golf.

Volkswagen-Golf-GTI-840

Na linha da oitava geração do Golf, o novo GTI apresenta uma aparência mais desportiva e, a prová-lo, está a sua frente delineada por uma faixa vermelha e a grelha do radiador exibe uma estrutura de favo de mel e entradas de ar em preto, então só pode ser GTI. Faróis LED estreitos, para-choques marcadamente dinâmico e embaladeiras laterais alargadas radicalizam ainda mais o aspeto radical deste automóvel lendário.

Na secção traseira não faltam o spoiler do tejadilho e os tubos de escape cromados, enquanto os faróis traseiros em LED completam o seu aspeto único. Por sua vez, as dinâmicas jantes de liga leve sublinham a natureza desportiva do modelo.

O Golf GTI já vem equipado de série com IQ.Light, com os potentes faróis LED Matrix “Dynamic Light Assist”, com controlo dinâmico da luz dos máximos a iluminarem o caminho. Além disso, o pacote inclui os inovadores indicadores dinâmicos de mudança de direção. Já os faróis de nevoeiro em LED, de série e integrados no para-choques, possuem um novo design de cinco favos de mel.

Com o motor 2,0 l TSI, este desportivo compacto tem um bom desempenho, graças a uma potência de 245 cv (180 kW), que permite acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 6,2 segundos e alcançar uma velocidade de ponta de 250 km/h (regulada). Além disso, conta com o bloqueio do diferencial dianteiro (VAQ), que estabiliza e apoia o Golf GTI em caso de perda de tração, ajudando o condutor a manter o controlo.

Por sua vez, a caixa de velocidades de dupla embraiagem DSG, com o novo seletor de velocidades de pequenas dimensões, garante prazer de condução sem interrupções. Isto porque se pode alternar facilmente entre mudanças e ainda reduzir o consumo de combustível. Basta premir o seletor de velocidades para selecionar o tipo de marcha pretendido, que é depois ativado através da transmissão "Shift-by-Wire" ligada eletronicamente. Particularmente prático em engarrafamentos: quando combinado com o sistema de série "Travel Assist", auxilia no arranque e na travagem.

Também ao nível do interior o GTI mantém o seu ADN desportivo, com todos os componentes em perfeita sintonia. Desde os pedais em aço inoxidável, passando pelos detalhes decorativos, aos típicos pespontos que correm até ao forro preto do teto. A iluminação ambiente LED proporciona detalhes de luz nos sítios certos. E logo se vislumbra que o futuro digital já tem lugar no cockpit. Aqui dominam os ecrãs de alta resolução, e a maioria das funções, como o rádio, o ar condicionado ou a iluminação, são fáceis de controlar através de superfícies sensíveis ao toque e sliders.

O painel de instrumentos Cockpit Digital Pro vem equipado de série com um ecrã a cores de alta resolução de 25,4 cm (10 polegadas), para que se tenha acesso rápido aos conteúdos que realmente interessam ao utilizador. Pode dispor do clássico conta-rotações ou velocímetro, e pode adicionar, por exemplo, o mapa de navegação ao ecrã, para que saiba sempre onde está. Podem ver-se ainda as funções desportivas específicas do GTI, como o binário, o turbo, a faixa vermelha dinâmica das rotações, o conta-rotações e a pressão do turbo. O condutor pode personalizar o ecrã para que mostre o que realmente quer ver.

Os clássicos manípulos de função no cockpit deram lugar, no Golf GTI, a superfícies sensíveis ao toque. Por exemplo, pode-se regular o Climatronic de forma mais fácil e intuitiva, através dos botões e sliders. Em combinação com a navegação inteligente no menu, tem-se acesso a muitas funções. Um feedback tátil, através de uma vibração suave, confirma cada entrada.

Já o comando de voz permite simplesmente “dizer” ao Golf GTI se o utilizador quer ouvir outra estação de rádio, ligar a alguém, desligar o ar condicionado ou alterar a sua rota: com o comando de voz de série, é possível. O Golf GTI percebe ainda melhor o proprietário, com o sistema de controlo de voz online do We Connect Plus: o reconhecimento da língua natural está melhor e muito mais intuitivo.

Como novidade no novo Golf, podem-se não só atualizar funções, como também, em muitos casos, ativar posteriormente novas funções, com o "We Upgrade". O Cruise Control Adaptativo, o reconhecimento de sinais de trânsito, a regulação dinâmica dos máximos "Light Assist", a iluminação ambiente, a navegação, o App-Connect (conectar aplicações do smartphone), o Wireless App-Connect (conectar sem fios as aplicações para iPhone), um ponto de acesso Wi-Fi e o comando de voz online podem ser ativados posteriormente. Disponível a partir do final de 2020, o novo Golf GTI vai ter preços a partir de 45.313 euros.

scroll up