O bestseller da classe dos compactos da Opel oferece um portefólio de unidades de propulsão como nenhum outro modelo da Opel até à data, com a introdução dos Opel Astra e Opel Astra Sports Tourer que já podem ser encomendados como um híbrido com tecnologia de 48 Volts. Na versão de cinco portas ou como uma espaçosa station wagon Sports Tourer.
A tecnologia híbrida oferece um vasto leque de vantagens, especialmente para os "recém-chegados à mobilidade elétrica" e durante as deslocações com muito trânsito "stop-and-go", graças à capacidade de regeneração: Em comparação com o seu homólogo de funcionamento puramente convencional, o consumo de combustível e as emissões de CO2 no novo Astra Hybrid são reduzidos em cerca de 14%.
A baixas velocidades na cidade, é possível a condução de forma puramente elétrica, sem emissões locais. Não é necessária uma tomada ou estação de carregamento para o fornecimento de energia, uma vez que a bateria do Astra Hybrid é recarregada durante a desaceleração. Todos os componentes do sistema de propulsão estão perfeitamente coordenados entre si, o que também se reflete visivelmente num elevado nível de conforto de condução.
O sistema de propulsão dos novos Astra e Astra Sports Tourer Hybrid inclui uma bateria de iões de lítio que se carrega automaticamente em determinadas condições de condução, bem como um novo motor a gasolina de 1,2 litros, sobrealimentado, com 100 kW/136 cv. O motor de três cilindros foi desenvolvido especificamente para utilização híbrida e está associado a uma nova transmissão eletrificada de dupla embraiagem com seis velocidades e a um motor elétrico de 21 kW/28 cv.
O motor elétrico apoia o motor a gasolina na aceleração e no arranque a partir de uma imobilização. O motor elétrico contribui com binário, especialmente a baixos regimes, o que beneficia a dinâmica de condução e a redução de CO2. A baixas velocidades, o motor elétrico também permite deslocações totalmente elétricas até um quilómetro ou até 50% do tempo de condução na cidade. Quando o Astra Hybrid abranda a velocidades mais elevadas, o motor a gasolina desliga-se enquanto o motor elétrico atua como um gerador para recarregar a bateria de 48 Volts do sistema híbrido.
Dependendo das suas preferências de condução, os condutores do Astra e do Astra Sports Tourer Hybrid podem escolher entre os três modos: Eco, Normal e Sport. A partir do arranque, o novo Astra Hybrid acelera até aos 100 km/h em 9 segundos e pode atingir uma velocidade máxima de 210 km/h.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
O design compacto do sistema representa outra vantagem. O motor elétrico está integrado na caixa de velocidades e a bateria de 48 Volts está localizada sob o banco dianteiro esquerdo, o que significa que os condutores do Hybrid podem utilizar todo o volume de carga. O Astra Sports Tourer Hybrid tem uma capacidade de carga de até 1.634 litros. Os preços do novo Astra Hybrid iniciam-se atrativos 32.705 euros (incluindo IVA).