Giulia, Stelvio e Tonale são os três modelos da Alfa Romeo e a partir de agora estão disponíveis numa nova série especial, a “Tributo Italiano”.
Posicionada no topo da gama dos três modelos (a exceção são as versões desportivas Quadrifoglio dos Giulia e Stelvio), esta versão não se limita a reforçar a oferta de equipamento das propostas da marca italiana.
É verdade que traz consigo de série os pacotes Veloce e Premium, suspensão ativa, sistema de som premium e jantes de 19'' no Giulia e 21'' no Stelvio, mas nesta reorganização da gama a Alfa Romeo foi mais longe. Quis evocar as suas origens e, na prática, concentrar nos seus modelos alguns elementos que evoquem a sua terra natal, a Itália.
Para começar os Giulia, Stelvio e Tonale Tributo Italiano estão somente disponíveis nas cores da bandeira italiana — verde, branco e vermelho — às quais se junta o tejadilho pintado de preto.
Ainda no campo da estética, destacam-se pormenores como a bandeira italiana nos espelhos exteriores, a grelha dianteira em preto ou as pinças de travão da Brembo pintadas de vermelho.
Já no interior a versão Tributo Italiano destaca-se pelos pespontos em vermelho, pelo logótipo específico bordado nos encostos de cabeça e, no caso do Tonale, pelos novos acabamentos nos bancos desportivos em pele, faixa em carbono no tabliê e iluminação ambiente do habitáculo.
No que respeita às motorizações, os Giulia e Stelvio Tributo Italiano estão disponíveis com um 2.0 turbo a gasolina com 280 cv e tração integral ou com um 2.2 l Diesel m dois níveis de potência: 160 cv e tração traseira ou 210 cv e tração às quatro rodas. Já a transmissão está a cargo de uma caixa automática de oito relações.
Quanto ao Tonale, o modelo mais pequeno da Alfa Romeo apresenta-se nesta versão Tributo Italiano com quatro motorizações. Na base encontramos um motor Diesel com 130 cv e outro híbrido de igual potência; acima destes surge um motor híbrido 1.5 com 160 cv e caixa automática de 7 velocidades e no topo da oferta de motorizações surge um motor híbrido plug-in com 280 cv, tração integral e 80 km de autonomia em modo elétrico.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
Já disponível para encomenda em Portugal, a versão Tributo Italiano é 5500 euros mais cara que a versão Veloce com motorização equivalente no caso do Stelvio e 3500 euros mais cara que a versão Veloce com igual motorização nos casos do Giulia e Tonale.
Ou seja, o Alfa Romeo Tonale Tributo Italiano está disponível a partir dos 53 952 euros, o Giulia Tributo Italiano desde os 65 600 euros e o Stelvio Tributo Italiano vê o seu preço arrancar nos 76 500 euros.