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AMG revelou um GLA bem musculado

| Revista ACP

Novas versões destes compactos da Mercedes-Benz trazem mais potência, maior binário e uma grande versatilidade, com a assinatura desportiva da AMG. 

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Quer seja para uma volta mais desportiva, quer seja para uma viagem de fim de semana, os novos GLA 45 4MATIC+ e GLA 45 S 4MATIC são os comprovados mestres numa ampla variedade de percursos. Quando necessário, estes compactos polivalentes podem apresentar um nível de comportamento dinâmico para impressionar até os proprietários de veículos de competição automóvel.

O motor de 2.0 litros é o mais potente motor sobrealimentado de quatro cilindros produzido em série e está disponível em duas versões de potência e de binário. Até a versão base com 285 kW (387 CV) é mais potente do que o seu antecessor. A versão S com 310 kW (421 CV) compete com veículos de classes consideravelmente superiores. O sistema ativo de tração integral totalmente variável AMG Performance 4MATIC+ distribui a força de tração seletivamente às rodas do eixo traseiro através do sistema AMG TORQUE CONTROL, fornecendo a base para a máxima tração em quaisquer condições de condução. Isto é possível através do novo diferencial do eixo traseiro equipado com duas embraiagens multidisco – uma para cada roda traseira. A caixa de velocidades de dupla embraiagem AMG SPEEDSHIFT DCT 8G distribui a potência numa fração de segundo para satisfazer as situações específicas de condução. 

Um novo equipamento que contribui substancialmente para a incomparável experiência de condução é o sistema de tração integral ativo e totalmente variável AMG Performance 4MATIC+, que oferece a distribuição seletiva da força de tração às rodas do eixo traseiro através do AMG TORQUE CONTROL. Isto significa que a força de tração é distribuída às rodas esquerda e direita de forma flexível e com diferentes proporções, de acordo com a situação de condução em análise – resultando numa ótima tração, independentemente das condições da superfície da estrada e da trajetória. Isto é possível através de um redesenhado diferencial do eixo traseiro que inclui duas embraiagens multidisco, que fornecem seletivamente a potência a cada roda traseira individual.

Novo motor turbo de quatro cilindros com excelente nível de potência

Com uma potência de até 310 kW (421 CV), o bloco Mercedes-AMG de 2.0 litros totalmente novo é o motor de quatro cilindros sobrealimentado mais potente do mundo produzido em série. A Mercedes-AMG aumentou a potência comparativamente ao motor antecessor em 30 kW (40 CV). O binário máximo também foi aumentado de 475 para até 500 Nm.

O motor de quatro cilindros assegura uma resposta extremamente rápida nas duas classes de potência: com 310 kW (421 CV) na versão S e 285 kW (387 CV) na versão base. O novo desportivo compacto acelera dos 0 aos 100 km/h em tempo recorde: o GLA 45 S 4MATIC+ necessita apenas de 4.0 segundos, enquanto a versão base GLA 45 4MATIC+ atinge a mesma velocidade em 4.1 segundos. A velocidade máxima da versão base está limitada eletronicamente a 250 km/h, enquanto a versão S está limitada a uma velocidade máxima de 270 km/h.

Além destes valores de puro desempenho, o novo motor responde imediatamente às solicitações do condutor. O binário máximo de 500 Nm (480 Nm na versão base) está disponível numa gama de rotação de 5000-5250 rpm (4750-5000 rpm na versão base).

Design do motor com detalhes inteligentes

O novo motor destaca-se com várias soluções inteligentes a nível de design. Contrariamente ao bloco de quatro cilindros transversal nos modelos da série 35, o novo motor foi rodado em torno do seu eixo vertical em 180 graus. Isto significa que o turbocompressor e o coletor de escape estão agora posicionados no lado traseiro do compartimento do motor, no lado do painel corta-fogo. O sistema de admissão está, portanto, posicionado no lado dianteiro. Esta configuração permite criar uma secção dianteira mais plana e aerodinamicamente mais vantajosa. Adicionalmente, a nova disposição permite um substancial aperfeiçoamento da conduta de admissão de ar e do coletor de escape, com menores comprimentos e menor quantidade de curvas.

O novo turbocompressor twin-scroll combina a ótima resposta a baixa rotação com uma elevada potência na gama de rotação superior. O veio do compressor e da turbina foi instalado pela primeira vez em rolamentos anti atrito, minimizando desta forma o atrito mecânico no turbocompressor. O turbocompressor apresenta assim uma resposta ainda mais imediata e atinge rapidamente a sua rotação máxima de até 169,000 rpm. Com uma máxima pressão de sobrealimentação de 2.1 bar, o motor turbo de 2.0 litros de quatro cilindros também é o líder no seu segmento no que diz respeito a este tema. A válvula de descarga controlada eletronicamente (válvula de alívio dos gases de escape) permite um controlo ainda mais preciso e flexível da pressão de sobrealimentação e ao mesmo tempo uma resposta mais rápida, especialmente durante a aceleração em carga parcial.

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