O Arkana chegou à Europa com a Renault a pretender ser a marca mais verde no velho continente em 2030. Com o popular segmento dos SUV em alta, o Arkana assenta numa plataforma polivalente e cola-se ao Mégane e Kadjar com um conjunto de motorizações híbridas e um design mais desportivo, apontando para um novo conceito e uma dinâmica muito interessante. Se as linhas de estilo são inconfundíveis, o interior é acolhedor e vinca o ar de família Renault, com o espaço a bordo a acolher de forma confortável cinco passageiros e uma bagageira com capacidade de 513 litros.
O novo Arkana utiliza a plataforma CMF-B, que o torna extremamente versátil. É tão confortável em ambiente urbano, em que deve prevalecer uma condução suave, graças, em particular, ao motor E-Tech Híbrido 145, como em todo o tipo de estrada, em que a dose certa de dinamismo é necessária para assegurar o prazer de condução. O equilibrado comportamento do Arkana fica a dever-se, em parte, ao eixo traseiro, que garante uma estabilidade acrescida quando curvamos a alta velocidade. O movimento lateral é contido, mesmo nas estradas mais desafiantes, e o conforto é melhorado graças à afinação otimizada do amortecimento. A eficiência dinâmica do chassis é ainda incrementada por uma direção direta e precisa.
Na sua versão E-Tech Híbrida de 145 cv, o Arkana oferece uma experiência de condução sem precedentes, baseada na sofisticação do sistema e na otimização dos parâmetros de gestão da energia em todas as situações. O condutor tira partido de uma condução muito suave, já que o arranque, independentemente das condições, é sempre feito em modo 100% elétrico. A ausência de embraiagem na caixa de velocidades garante que não é necessário o recurso ao motor de combustão nesta situação. As vantagens são, desde logo, o binário estar disponível de imediato, o que garante uma resposta ainda mais rápida no arranque, e uma redução das emissões de CO2. Em estrada, a combinação de opções no conjunto chassis/unidade motriz tem sempre em atenção os desejos do condutor (a resposta pretendida) e o cálculo contínuo da eficiência ideal para cada situação. Isto permite potenciar tanto as prestações como os consumos.
O condutor não terá de se preocupar com nenhum dos parâmetros, já que a tecnologia E-Tech Híbrida faz tudo sozinha e de forma impercetível para os utilizadores e adapta-se a todo o tipo de estradas e utilizações, garantindo uma grande versatilidade. É tão ajustada para aqueles que estão à procura de uma maior eficiência, graças ao modo elétrico, como para aqueles que valorizam um menor consumo de combustível, sem terem de alterar o seu estilo de utilização.
Espaçoso, eficiente e emotivo, o Renault Arkana aposta exclusivamente na tecnologia híbrida. Com um bloco a gasolina 1.3 TCe que debita 140 cv (mais tarde chega a versão de 160 cv), com tecnologia micro híbrida apoiada por uma bateria de 12 V, o Arkana também aposta forte na versão E-Tech de 1,6 litros e 145 cv com regeneração de bateria exemplar, uma tecnologia que nasceu no “laboratório” de competição da marca na Fórmula 1, que permite uma utilização em cidade em modo elétrico e uma média de consumos que ronda os 4,8 litros/100 km.
Em relação a preços, muito idênticos aos do Kadjar, o novo Renault Arkana, um verdadeiro C-SUV Coupé, já está à venda oscilando entre os 31.600€ e os 36.300€, conforme o nível de equipamento. A versão E-Tech custa 35.200€ (Intense) e 37.800€ (RS Line), oferecendo sete cores, diferentes níveis de personalização, com pacotes de tecnologia e conetividade da mais recente geração.