Praticamente uma “espécie em vias de extinção”, a Audi RS6 Avant acaba de conhecer a sua versão mais radical de sempre. Designada RS6 Avant GT, a nova proposta da marca alemã estará limitada a um total de 660 unidades.
Visualmente não esconde a inspiração não só nos Audi 90 quattro IMSA que impressionaram nas pistas norte-americanas no final da década de 80 como no protótipo RS 6 GTO, apresentado em 2020.
Desta forma, além de poder contar com uma pintura especial com as cores da Audi Sport, a RS 6 Avant GT conta com mais alguns pormenores que facilmente a distinguem das restantes versões da carrinha alemã.
Na dianteira destaca-se a nova grelha com entradas de ar em negro brilhante e o lábio integrado no para-choques. Já na traseira é o difusor funcional que capta a maior parte das atenções, fazendo a proposta da Audi parecer (ainda) mais larga do que realmente é.
Para garantir que o peso se mantinha o mais baixo possível a casa alemã não olhou a custos, e decidiu não só apostar num capô em fibra de carbono (uma estreia na Audi Sport) como recorrer ao mesmo material para produzir as jantes de 22'' e os guarda-lamas.
Já no interior encontramos bacquets com estrutura em fibra de carbono e, claro está, uma placa numerada que nos recorda de que cada uma das RS6 Avant GT faz parte de uma série limitada.
Apesar de todas as atenções que o visual musculado do novo modelo da Audi consegue captar, a sua mecânica continua a ser o seu principal argumento. Com 4.0 l de capacidade, o V8 que anima a RS6 Avant GT debita 630 cv, um valor que faz deste o motor mais potente alguma vez produzido pela Audi Sport.
Associado a uma caixa automática de oito velocidades Tiptronic que envia o binário às quatro rodas, este propulsor permite à Audi RS6 Avant GT acelerar dos 0 aos 100 km/h em 3,3s; alcançar os 200 km/h em apenas 11,5s e atingir os 305 km/h de velocidade máxima.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
Para garantir o melhor comportamento dinâmico possível a Audi dotou-a de uma suspensão ajustável com coilovers 10 mm mais baixa que a da RS 6 «normal» e com molas e barras estabilizadoras mais firmes.
Opcionalmente é também possível contar a suspensão desportiva RS plus com Dynamic Ride Control (DRC) ou suspensão pneumática adaptativa.
Já disponível para encomenda, a Audi RS6 Avant GT terá sete funcionários exclusivamente dedicados à montagem dos seus componentes. No total só vão ser produzidas 660 unidades, devendo a maioria ficar na Europa. Ainda sem preço para o mercado nacional, na Alemanha a nova proposta da Audi está disponível a partir de 220 mil euros.