Um dos motores mais icónicos da Bentley, o W12 já tem a sua "reforma" confirmada para abril de 2024. Contudo, até lá vai continuar presente na gama do construtor britânico e até teve direito a uma série especial para assinalar o seu fim.
Designada "Speed Edition 12", esta série especial estará disponível nos Bentley Bentayga, Flying Spur, Continental GT e Continental GTC. Apenas serão produzidas 120 unidades de cada um dos modelos nesta série especial, com o total exemplares desta série limitada a chegar às 480 unidades.
Além de terem em comum o icónico W12 com 6.0 l, 659 cv e 900 Nm, estes exemplares vão partilhar uma decoração específica e comemorativa do 12 cilindros mais bem sucedido da era moderna — desde 2003 foram produzidas mais de 100 mil unidades deste motor.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
Entre os detalhes que distinguem esta série especial encontramos os logótipos específicos, a placa de motor numerada e ainda as pinças de travão cinzentas, exclusivas destes modelos. No exterior destacam-se ainda o pacote "Blackline" que trocou os cromados por acabamentos em preto, as jantes de 22'' e, em opção, a pintura na nova cor Opalite.
Já no interior, além do luxo habitual da Bentley encontramos vários detalhes que nos recordam de que estes exemplares correspondem a uma série especial, como é o caso da inscrição "Speed Edition 12" nos bancos e no tabliê.
Por fim, quem comprar um dos 480 Bentley desta série especial vai também receber um W12 à escala produzido com recurso ao mesmo alumínio usado na produção do icónico W12.