Vinte e quatro anos e três gerações volvidas sobre a estreia mundial do A3 Sportback em 1996, eis que a Audi dá a conhecer a mais recente versão daquele que é o seu modelo de maior sucesso.
Com linhas muito marcadas, mas fluídas, o novo A3 Sportback apresenta proporções compactas, tradicionais do design desportivo muito associado a este segmento, e vai buscar várias inovações aos seus irmãos de segmentos de topo, como são os casos dos sistemas de entretenimento e informação, suspensão e assistências à condução.
Numa época em que a conectividade, automatismos e segurança assume cada vez mais protagonismo, o A3 Sportback não podia ser exceção, com a plataforma modular de entretenimento MIB3 a ser aplicada pela primeira vez neste modelo e a trazer com ela o reconhecimento de caligrafia e um comando por voz inteligente e em linguagem natural.
Melhorias que prometem trazer também um acréscimo de segurança na condução, pois torna-se muito mais fácil e intuitivo efetuar vários tipos de comandos sem a necessidade de desviar a atenção da estrada.
Já no que toca às ajudas à condução, a Audi disponibiliza de série o connect emergency & service, ao que se junta ainda o importante alerta de colisão frontal iminente e travagem automática, bem como o aviso de saída involuntária da faixa de rodagem com intervenção corretiva na direção.
Em termos de motorizações, o mercado nacional vai contar com duas ofertas a gasolina, o 1.0 TFSI de 110cv e o 1.5 TSFI de 1250cv. Já a oferta diesel é composta por um só bloco, o 2.0 TDI, mas com duas versões, uma capaz de debitar 116cv e outra 150cv.
Já no que respeita aos preços, a oferta a gasolina varia entre os cerca de 28.631 euros e os 37.060, enquanto as opções diesel oscilam entre os 32.550 e os 43.460 €.