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Este é o novo Lexus NX

| Revista ACP

A nova geração do NX ultrapassa os 300 cavalos e tem um papel muito importante no crescimento da marca na Europa e em Portugal

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É o modelo da Lexus na Europa mais procurado com cerca de 175,000 unidades vendidas desde 2014, a sua grande maioria a novos clientes, fazendo do NX um dos modelos conquista da marca. O lançamento da nova geração marca o início de um novo capítulo da Lexus com 20 novos ou renovados modelos até 2025.

No exterior não era totalmente necessária uma revolução no design, uma vez que era muito valorizado pelos clientes e ainda algo bastante atual, ainda assim decidiram fazer algumas alterações. Parece ser suave no entanto 95% dos componentes foram alterados, o NX é agora mais comprido 20mm, com um aumento de 30mm na distância entre eixos para maior espaço para ocupantes. Mantem o ar robusto com linhas musculadas, mas elegantes, e o seu desempenho aerodinâmico foi melhorado.

A traseira recebeu um novo o logotipo Lexus em grande destaque com letras da marca, algo que será a assinatura e nova identidade das traseiras nos futuros modelos da marca.

Já no interior o salto foi maior, existe agora todo um novo cockpit orientado para o condutor que maior e mais espaçoso para os passageiros à frente e atrás. A nível tecnológico o salto foi muito grande, o ecrã multimédia é bastante generoso e duas vezes mais rápido simples e intuitivo que o da geração anterior. Todos os acabamentos demonstram qualidade ao toque e preocupação com o conforto visual.

Relativamente aos motores o modelo mais potente é o Plug-in híbrido NX450h+, o primeiro da Lexus e que se espera ser uma referência no segmento plug-in. Esta conta com um bloco de 2.5 litros a gasolina em ciclo de Atkinson, injecção VVT-iE para uma maior eficiência térmica e total de 309 cavalos. A sua aceleração dos 0 aos 100km/h é cumprida em apenas 6,3 segundos graças ao sistema e-four de tração nas quatro rodas e consegue atingir uma velocidade máxima em modo apensa elétrico de 135km/h. A sua bateria de 18.1 kWh elétrica em cidade é de aproximadamente 100km, já em estrada esta fica-se pelos 70km.

É de salientar que após esgotar a bateria elétrica o NX 450h+ circula em modo híbrido normalmente com consumos de combustível bastante reduzidos tendo em consideração os seus concorrentes.

A versão Full Hybrid é o NX350h onde aqui se trata de um modelo de 4ª geração híbrido sem carregamento externo. Utiliza o mesmo motor de 2.5 litros mas conta com apenas 244 cavalos. Ambos os modelos contam com 545 litros de bagageira e um tanque de combustível de 55 litros, onde observamos que o seu design não foi comprometido. Também comum a ambos os modelos é a nova caixa de velocidades automática CVT que recebeu uma grande evolução tornando-se mais inteligente e consideravelmente mais silenciosa.

A nível da segurança o modelo vem equipado de série com uma grande variedade de dispositivos como sistemas de pré-colisão que trava o carro automaticamente, entre muitos outros. Destaque ainda para um gadget curioso do modelo, o estacionamento remoto através da aplicação Lexus Link.

O seu lançamento está previsto para o início do próximo ano e o seu valor em Portugal será de 64.800 euros para o NX 350h e de 68.500 no 450h+, este por ser plug-in fica a cerca de 50 mil euros para empresas, com a retirada do IVA.

É de salientar que ainda não existe concorrência ao nível do novo Lexus NX, provavelmente o resultado de mais de 15 anos a criar veículos eletrificados.

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