Há muito anunciada e bastante aguardada, a versão híbrida plug-in da Ford Ranger é agora uma realidade.
Revelada no salão IAA de Hannover, a Ford Ranger PHEV conjuga um motor a gasolina EcoBoost de 2.3l com um motor elétrico de 75 kW (100 cv).
O resultado desta união são 279 cv (205 kW) de potência máxima combinada e 690 Nm de binário máximo, um valor superior ao debitado pela Ranger Raptor.
A alimentar o motor elétrico surge uma bateria com 11,8 kWh de capacidade útil que permite percorrer mais de 45 km em modo 100% elétrico.
A gestão da energia é feita com recurso a quatro modos diferentes — Auto EV, EV Now, EV Later ou EV Charge — e, uma vez esgotada a carga da bateria, bastam quatro horas para a recarregar.
Com uma capacidade de carga útil de até uma tonelada (manteve-se inalterada), a Ranger PHEV é capaz de rebocar até 3500 kg e conta com tração integral, caixa de transferências e bloqueio do diferencial traseiro.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
Também a pensar numa utilização profissional, a Ranger PHEV pode ser usada para alimentar aparelhos elétricos. De série oferece 2,3 kW de potência, mas é possível optar por uma instalação opcional de 6,9 kW com duas tomadas na caixa de carga.
Disponível em três níveis de equipamento — Wildtrak, XLT e a nova versão especial de lançamento Stormtrak —, a Ranger PHEV ainda não tem preços para Portugal. O que é certo é que deverá começar a ser entregue na primavera de 2025.