É tradição da Volkswagen oferecer modelos familiares confortáveis e competentes ao longo dos anos. Não é necessário recuar aos tempos do carocha, que era efetivamente um carro para a família na altura em que foi desenvolvido, no final dos anos 70 surgiram ícones que ainda hoje existem no mercado como o Passat, com todas as suas variantes, ou até o mais moderno Arteon.
Atualmente e com a linha dos modelos elétricos da Volkswagen a aumentar chegou a altura de apresentar o novo estradista e topo de gama ID.7.
O CEO da marca alemã, Thomas Schäfer, afirmou que o novo topo de gama, o ID.7, demonstra como se pode tornar a mobilidade elétrica confortável, cómoda e adequada para percorrer longas distâncias, “Estou convencido de que este automóvel será muito bem recebido pelos nossos clientes. O ID.7 é um dos onze novos modelos elétricos que iremos lançar até 2027".
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
A berlina de formato fastback apresenta um design elegante com linhas fluidas e musculosas, contruída numa plataforma 100% dedicada a modelos elétricos. A frente é muito fechada, sobressaindo as formas tridimensionais do capot e dos faróis em LED, com um estreito filamento igualmente em LED para as luzes diurnas e piscas. Os faróis são IQ.LIGHT LED matrix de última geração com controlo automático do feixe de luz, incluindo funções de boas-vindas, luzes dinâmicas de curva e controlo da distância a iluminar. A silhueta elegante prolonga-se pelos 4.961 mm de comprimento, surgindo com as quatro rodas colocadas bem nos extremos da carroçaria. A distância entre eixos é de 2.971 mm o que privilegia o espaço interior e o conforto dos ocupantes. Apesar de ser o maior de toda a família elétrica da Volkswagen, o ID.7 é também o mais baixo, com 1.536 mm de altura, que lhe garante uma aerodinâmica invejável.
Pensado para as viagens o acesso da bagageira é feito de forma elétrica para facilitar a abertura dos 532 litros de capacidade da carga, valor que pode chegar aos 1.586 litros se rebatermos os bancos traseiros.
A presença do novo head-up display de realidade aumentada contribuiu para alteração do que é normal num tablier. O painel instrumentos é reduzido por dois motivos, evitar o excesso e repetição de informação e manter os olhos do condutor focados na estrada onde tem as informações projetadas no vidro graças ao head-up display. A Volkswagen também redesenhou o sistema de infoentretenimento de série com um grande e destacado ecrã tátil de 38 cm (15 polegadas) com uma organização de menus mais intuitiva.
O modelo já está disponível para compra em Portugal com o preço a começar nos 59.911 € para a versão ID.7 PRO que garante 286 cv e equipa uma bateria de 77 kWh com autonomia anunciada de até 621 quilómetros em ciclo WLTP. Está ainda prevista a versão PRO S, que mantém a mesma potencia, mas aumenta a capacidade da bateria para os 86 kWh e 715 quilómetros autonomia e o mais desportivo GTX onde o destaque são os 340 cv.