Por fora, o Renault ESPACE continua a impressionar pelo seu design elegante e sofisticado, que ao mesmo tempo inspira segurança. Exemplo disso são, por exemplo, os novos faróis adaptativos LED MATRIX VISION. Uma tecnologia que duplica a luminosidade em relação aos LED convencionais, que tem mais alcance (agora de 225 metros) e que, entre outras funções, adapta a intensidade dos feixes de LED’s em função do tipo de condução que for adotado, mas também do trânsito, com o objetivo de evitar o encadeamento. Ainda no domínio da iluminação, destaque para os novos piscas LED, para as novas luzes de stop de 16 LED’s e para a iluminação dos puxadores das portas.
E se o exterior impressiona pela inovação, o interior também impressiona já que foi inspirado na aeronáutica. Em relação à versão até agora comercializada, destacam-se novidades como o novo ecrã TFT de 10,2 polegadas com replicação da navegação (complementado por um sistema Head-up Display) e o novo sistema EASY LINK de 9,3 polegadas, fazendo jus a outra das caraterísticas históricas do modelo: um concentrado de tecnologia.
Ainda em relação à renovação operada no interior, uma referência especial para essa extraordinária peça de design que é a consola central, agora ainda mais funcional, com a inclusão do carregador de telemóvel por indução, novos espaços de arrumação com porta-bebidas e ao novo botão de comando “Auto-Hold”.
Mas não é por acaso que o Renault ESPACE também é conhecido por ser sinónimo de viagens em classe executiva. Os sete bancos são individuais, com os dois da terceira fila a poderem ser recolhidos para o interior do piso, de modo a proporcionar um espaço plano para bagagens que pode atingir os 2.201 litros nesta configuração. Uma operação que pode ser feita com um único toque, através do sistema Renault EASY LINK ou a partir do porta-bagagens, graças à modularidade One-Touch, uma funcionalidade que permite rebater, individualmente, os bancos da segunda e terceira fila.
Sublinhe-se que, o portão traseiro elétrico do Novo Espace, pode ser acionado com um movimento do pé sob o para-choques traseiro, ou através do cartão mãos livres. O imponente teto de vidro de 2,8 m², que pode abrir até aos lugares traseiros, é um desses exemplos. Ou seja, viajar no Renault ESPACE é também desfrutar do prazer da luz natural e da envolvência.
Outra das novidades do Renault ESPACE é o facto de ser reforçado com sistemas de ajuda à condução (ADAS) de última geração, com destaque para os que atingem o nível 2 da condução autónoma. É o caso do sistema de Assistência na Condução em Autoestrada e Trânsito, que combina o regulador de velocidade adaptativo (dotado da função de paragem e arranque automáticos Stop & Go) com o assistente de condução de centragem na via, que funciona, também, em curva. Este equipamento, que regula a velocidade entre os 0 e os 160 km/h e conserva as distâncias de segurança relativamente aos veículos que circulam à frente, permite que o automóvel pare e arranque, automaticamente, no prazo de três segundos, sem que seja necessária qualquer ação por parte do condutor.
Também uma referência à motorização em termos de desempenhos e consumos. O motor TCe 225 EDC FAP é um 1.8 litros de 4 cilindros, a gasolina, com turbocompressor e injeção direta. Este bloco, que também equipa o Alpine A110 e as diversas versões do Mégane R.S., está associado a uma caixa de velocidades automática EDC de dupla embraiagem de 7 velocidades. Dotado de um turbocompressor de dupla entrada e de um sistema de distribuição variável de 3 posições, este motor reivindica, no Renault ESPACE, 225 cavalos de potência e 300 Nm de binário às 2.000 rpm. Números que permitem atingir 224 km/h de velocidade máxima e uns impressionantes (para as dimensões e peso) 7,4 segundos para acelerar dos 0 aos 100 km/h. Os consumos variam entre os 7,6 e os 8 litros (em função da versão) aos 100 quilómetros, em ciclo combinado WLTP.
O Renault ESPACE está ainda disponível com o moderno motor 2.0 Blue dCi. Um bloco a diesel, proposto com dois níveis de potência, mas sempre associado à caixa automática EDC de dupla embraiagem de 6 velocidades:
O motor Blue dCi 160 EDC proporciona um real conforto de utilização no dia a dia. O binário de 360 Nm, disponível desde as 1500 rpm, garante um excelente conforto de condução, mas também uma condução dinâmica, sendo capaz de atingir os 200 km/h. Em relação a consumos, variam entre os 5,1 e os 6,3 litros aos 100 quilómetros, em ciclo combinado WLTP.
Para quem procura acelerações mais vigorosas em todos os regimes, o Blue dCi 200 é um motor de alto desempenho, reivindicando 200 cavalos de potência, um binário de 400 Nm disponível a partir de 1750 rpm, 215 km/h de velocidade máxima e um consumo, em ciclo combinado WLTP, que varia entre os 5,3 e os 6,2 litros aos 100 quilómetros.
A nova geração do Renault ESPACE já está disponível na Rede de Concessionários, por um preço a partir de 49.950€ como o motor TCe 225 EDC FAP e 50.500€ para o diesel Blue dCi 160 EDC.