A cadência do Jazz não deixa ninguém indiferente. Mesmo assim, a Honda arriscou um formato mais aventureiro, propondo o Crosstar. Um familiar um pouco mais ousado, mas com as mesmas características técnicas do Jazz. A eletrificação dos dois modelos é avançada e contribui para uma atuação muito suave do Jazz e do Crosstar, para além de uma eficiência que só se consegue sentir quando se conduz as duas novas propostas da Honda. O Jazz, lançado em 2001, entra agora na 4ª geração, mantendo intactos os trunfos que o consagraram como um automóvel do segmento B, muito espaçoso, acabando por se tornar numa opção familiar económica e eficaz.
Agora, há que adaptar novas tecnologias e introduzir as inevitáveis motorizações híbridas. O Jazz e o Crosstar partilham as mesmas motorizações e as mesmas inovações híbridas propostas pela marca, que transformam os dois modelos num automóvel da nova geração, cada vez mais amigo do ambiente. O motor a gasolina assenta num bloco de 1,5 litros com 97 cv, que combina na perfeição com as ajudas elétricas propostas. Três modos autónomos contam com gestão própria, entre os modos exclusivamente elétrico, híbrido ou a combustão. Para os responsáveis da marca, os Honda Jazz e Crosstar instalam-se entre os segmentos B e C, como verdadeiros familiares, muito bem equipados e tecnologicamente avançados, onde o espaço e conforto os transformam em automóveis com sentido prático.
Os Honda Jazz e Crosstar, que partilham o mesmo motor e tecnologias contam apenas com o elevado nível de equipamento, Executive, com preços de 25.500€ para o Jazz e 28.500€ para Crosstar, que evidencia algum design SUV. Para quem possuir um Honda, o importador oferece 4.000€ aos clientes da marca.