O Koenigsegg CC850 é uma homenagem a dois acontecimentos, os 20 anos do primeiro modelo CC8S e os 50 anos do fundador da marca Christian von Koenigsegg. Relativamente ao design o exterior é muito idêntico ao modelo de 2002 CC8S, os faróis arredondados, as pequenas aberturas no para-choques ou as rodas de cinco raios são alguns dos elementos que os aproximam. A traseira está mais atualizada mas conserva os farolins de três elementos e grandes entradas de ar.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
Este é um modelo extremamente especial porque equipa um motor V8 de 5.0 litros biturbo que produz 1385 cavalos e uma rotação máxima de 8500 rpm. A aceleração dos 0 aos 100 km/h é cumprida em menos de três segundos e a velocidade máxima é superior aos 480 km/h. O grande destaque deste modelo é a caixa de velocidades manual de seis relações, e pedal de embraiagem, que ao mesmo tempo pode ser posta na posição “D” ou “R” onde funciona com uma automática de 9 relações. Assim este carro reúne o melhor dos dois mundos pois oferece caixa manual e automática simultaneamente dependendo da vontade do condutor.
Por utilizar painéis de fibra de carbono e kevlar em grande parte ca carroçaria o peso do CC850 é de apenas 1385kg. No interior encontramos apenas dois lugares e vários elementos de fibra de carbono, no volante, tablier e portas. O painel de instrumentos é analógico mas o ecrã da consola central é totalmente digital. Nota para o seletor da caixa de velocidades que funciona com uma grelha idêntica aos modelos manuais da Ferrari.
Trata-se de uma série limitada a 50 unidades com entrega prevista para 2024 mas já foram todas vendidas. Os valores oficiais não foram divulgados mas segundo a imprensa norte americana cada unidade ronda os 3,7 milhões de euros.