A Lamborghini lançou o Huracán Tecnica, um V10 de tração traseira desenvolvido aqueles que buscam diversão ao volante, tanto em estrada como nos circuitos. A designação Tecnica incorpora a avançada evolução técnica do Huracán, e, imediatamente identificável, constitui tanto uma inovação do Huracán por fora, como sob o capot, com o seu novo visual a acentuar a melhora aerodinâmica para uma performance, estabilidade e facilidade de utilização ainda maiores, especialmente em circuito.
Recorrendo ao motor do Huracán STO, com um acrescento de 30 cv relativamente ao do Huracán EVO de tração traseira (RWD), a unidade motriz oferece 565 Nm de binário às 6500 rpm, e uma aceleração 0-100 km/h melhorada, agora cumprida em 3,2 segundos. O ligeiro sistema LDVI recalibrado do Huracán Tecnica, e os modos de condução dotados de um ajuste distinto, com uma afinação de suspensão específica, direção direta às rodas traseiras e inovadores melhoramentos na refrigeração dos travões, permitem ao condutor dispor do Huracán perfeito para cada ocasião: o Huracán Tecnica explora os seus talentos para oferecer o melhor dos dois mundos – um superdesportivo tocantemente versátil para a estrada e para a pista.
"O Huracán Tecnica condensa a experiência da Lamborghini em termos de design e de engenharia para criar o Huracán perfeito para a diversão ao volante, tão eficaz quando se conduz a caminho do circuito, como na própria pista", refere Stephan Winkelmann, Presidente e CEO da Automobili Lamborghini. "O Tecnica garante que o piloto disfruta da maior ligação com o automóvel e com o asfalto, com o potencial do veículo a estar sempre ao alcance das suas mãos, para uma enorme facilidade de utilização em qualquer modo e ambiente de condução: numa era de experiências virtuais, presta homenagem à pureza técnica e às sensações físicas. O Tecnica completa a gama do Huracán, encaixando-se na perfeição entre o RWD e o STO focado na pista, eximiamente oferecendo tecnologia, performance e o motor V10 atmosfórico do Huracán num design dramaticamente evoluído."
Tecnica – com a engenharia na alma
O Huracán Tecnica faz uso do propulsor de 5,2 litros que debita os mesmos 640 cv de potência do seu companheiro de gama STO, disponibilizando 565 Nm de binário às 6500 rpm, para uma condução diária entusiasmante, porém, confortável, com uma grande capacidade de resposta, em termos de potência e binário máximos, sempre que requerido.
Com um peso a seco de 1379 kg, o Tecnica alcança uma relação peso/potência de 2,15 kg/cv. O aumento de potência é acompanhado de uma sonoridade do motor melhorada e mais acutilante a alto regime, ao passo que, no interior, o Tecnica oferece um melhorado conforto acústico.
O coração deste Huracán é o sistema LDVI (Lamborghini Dinamica Veicolo Integrata), que controla todas as vertentes do comportamento dinâmico do automóvel, ao integrar os sistemas e os ajustes do veículo, por forma a proporcionar um controlo avançado e em tempo real do mesmo, para uma perfeita dinâmica de condução.
O Tecnica de tração traseira incorpora um eixo traseiro direcional, com uma relação de direção muito direta e vectorização de binário, juntamente com um sistema de controlo eletrónico de tração e estabilidade Performance Traction Control System (P-TCS) modificado, e um ajuste de suspensão específico para o Tecnica. Dependendo do modo de condução selecionado – STRADA, SPORT ou CORSA –, cada sistema dinâmico é calibrado no Tecnica para proporcionar uma resposta altamente diferenciada em cada ambiente.
No modo STRADA, a direção às rodas traseiras proporciona estabilidade e manobrabilidade, sendo complementada pela vectorização do binário e pelo P-TCS. O motor e a caixa de velocidades estão ambos ajustados para uma condução confortável no dia a dia em qualquer situação.
Quando o modo SPORT está selecionado, a máxima diversão ao volante provém da sobreviragem melhorada do eixo traseiro direcional, e dos limites aumentados do P-TCS em termos de deslizamento, ao passo que a vectorização de binário garante a agilidade e a capacidade de resposta do Tecnica às mãos do condutor. O motor altamente responsivo responde de forma imediata à mínima pressão sobre o acelerador, e a caixa de velocidades de sete relações proporciona trocas de mudança tácteis e emocionantes.
No modo de condução CORSA, desperta o espírito competitivo do automóvel e do condutor: o Tecnica responde a todos as instruções do piloto com extrema precisão, com o rugido do motor Lamborghini naturalmente aspirado a assumir-se como um apaixonante lembrete dos dotes do automóvel em pista. A unidade motriz está calibrada para proporcionar uma resposta otimizada ao acelerador, orientada para circuito, e as mais rápidas trocas de mudança, com o Tecnica a exibir as máximas precisão e agilidade de todos os sistemas através do LDVI, incluindo a máxima aderência lateral e longitudinal, garantidas pela vectorização de binário e pelo P-TCS, respetivamente.
A extraordinária performance é acompanhada de uma nova gestão da refrigeração dos travões, inspirada na experiência da Lamborghini nos circuitos, oferecendo uma performance de travagem consistentemente melhor, tanto em estrada como em pista. Os travões carbono-cerâmicos do Tecnica adotam deflectores de refrigeração e condutas das pinças especificamente desenhados, que dirigem o fluxo de ar para os discos para maximizar a dissipação do calor, e reduzir as temperaturas do fluído dos travões e o alongamento do curso do pedal de travão: a redução das temperaturas dos discos também favorece o consumo das pastilhas de travão.
Design inspirado pela aerodinâmica
O Huracán Tecnica exibe uma importante e sofisticada revisão ao nível do design, que expressa, sob todos os ângulos, a sua dupla personalidade de superdesportivo identificador de um determinado estilo de vida, e de automóvel orientado para circuito. A eficiência aerodinâmica e a engenharia de baixo peso energizam cada elemento, ao mesmo tempo conservando uma distinta elegância, com o Tecnica a distinguir-se claramente dos seus outros congéneres da gama Huracán.
O estilo revisto confere ao Tecnica uma presença mais forte e predadora: uma poderosa secção frontal, orientada para o interior, com ombros musculados, une-se a um capô ligeiro, integralmente construído em fibra de carbono. Um novo para-choques, com o desenho em Ypsilon preto do Terzo Millennio, incorpora uma cortina de ar pela primeira vez num Huracán. Um novo splitter dianteiro, comn lâminas mais baixas e abertas, que dirigem o ar através das rodas, contribui uma uma downforce e para uma refrigeração melhoradas. A cor preta na base do para-brisas aumenta a sensação de ligeireza.
O perfil do automóvel também o destaca da família Huracán: 6,1 cm mais longo do que o do Huracán EVO, tenm a mesma altura e largura, mas parece mais baixo e largo, com uma silhueta inspirada na linha do Essenza SCV12. O preto do caraterístico Ypsilon dianteiro prossegue ao longo dos flancos do automóvel, até às tomadas de ar laterais, enfatizando a vitalidade dinâmica do veículo, enquanto que o tejadilho na cor da carroçaria pode, em opção, ser, também, pintado de preto.
A arquitetura clara e escultural que define um Lamborghini é, de igual modo, evidente na revista secção posterior. A reformulada traseira inclui um novo óculo traseiro em vidro vertical, que oferece maior visibilidade, ao mesmo tempo que a redesenhada cobertura do motor, construída numa leve fibra de carbono, celebra o coração V10 do Tecnica. A poderosa secção traseira incorpora um novo para-choques, com uma entrada de ar otimizada; um difusor pintado na cor da carroçaria ou, opcionalmente, em preto; e combina novas ponteiras de escape hexagonais, que emitam a melhorada melodia da unidade motriz do Tecnica.
Se, esteticamente, a asa traseira fixa completa as linhas únicas do Tecnica, o seu design aerodinâmico contribui, essencialmente, para uma melhoria de 35% da downforce traseira, por comparação com o Huracán EVO RWD, além de garantir que não existe um aumento da resistência aerodinâmica: de facto, a resistência aerodinâmica é reduzida em 20%, melhorando o equilíbrio aerodinâmico, e favorecendo a estabilidade em travagem e a velocidade de passagem em curva. O fundo da carroçaria do Tecnica também foi otimizado com novos deflectores aerodinâmicos, para uma melhorada eficiência aerodinâmica.
As novas jantes Damiso de 20" com corte diamantado, inspiradas no Lamborghini Vision GT, possuem um desenho hexagonal e estão equipadas com pneu Bridgestone Potenza Sport.
Criado para o condutor
A versatilidade do Huracán Tecnica prossegue no seu interior, assim como nas vastas opções de personalização disponíveis: o Huracán Tecnica proporciona o que o condutor pretende, no seu visual, na sua configuração dinâmica e na comunicação com quem o conduz, na sua conectividade, mas, mais importante, nas suas capacidades tanto em estrada como em pista.
Interiormente, os bancos desportivos ajustáveis em altura mergulham o piloto no seu cockpit. Opções adicionais incluem portas de baixo peso; um arco traseiro e porcas das rodas em titânio ligeiro; e cintos de segurança com arnês, para aqueles que com maior regularidade rumam aos circuitos.
Exclusiva do Tecnica é a interface HMI redesenhada e sofisticada. O paiunel de instrumentos reduz as cores e enfatiza a legibilidade num novo e grande "arco" defronte do piloto. O ecrã da consola central coloca à disposição dos ocupantes do habitáculo os elementos de diversão ao volante, incluindo a exibição, em tempo real, das funciones LDVI, assim como todas as funções de conectividade, incluindo Apple CarPlay, Android Auto e Amazon Alexa. Inspirado pelo STO, o HMI inclui telemetria conectada e um diário de bordo dos percursos e dos tempos por volta, tudo conectado à App UNICA.
As opções de cor e de acabamentos, de série e opcionais, prestam-se tanto a especificações orientadas para o luxo como a outras mais desportivas. Juntamente com oito cores exteriores de série, existem mais de 200 opções de pinturas adicionais disponíveis através do programa Ad Personam, assim como um novo acabamento interior em Alcantara específico para o Tecnica, e outras opções exclusivas, como os desenhos e cores das costuras, e o motivo "Tecnica" bordado nos encostos ce cabeça.
Para além das opções exclusivas do Tecnica, o departamento Ad Personam da Lamborghini oferece o potencial de os clientes personalizarem o seu Huracán Tecnica com possibilidades virtualmente ilimitadas de cores e acabamentos.