O Lexus LM é um tipo de veículo completamente novo para a Lexus na Europa. Oferece o luxo máximo de uma limusine no formato de um espaçoso monovolume. Chega no seguimento dos SUV NX, RX e do 100% elétrico RZ e é a última etapa de uma renovação completa desta gama de modelos que inclui novas plataformas, novas motorizações e tecnologia inovadora.
Como indicado pelo “L” no seu nome, o LM é um modelo topo de gama da Lexus, a par do sedan LS, do LC nas versões Coupé e Cabrio e nos mercados da Europa de Leste do SUV LX.
O LM espelha a filosofia de design desenvolvida sob o tema “elegância confiante”. O resultado é uma presença única e confiante na estrada, e proporções que facilitam a sua utilização e dinâmica. Apesar de parecer muito volumoso o comprimento total é de 5.130 mm, a largura de 1.890 mm e a altura de 1.945 mm. A generosa largura, altura e distância entre eixos de 3.000 mm são essenciais para a maximização do espaço dos passageiros traseiros.
A arrojada frente introduz uma nova identidade Lexus com a “quebra” da conhecida grelha fusiforme. O formato foi comprimido para criar uma grelha inferior sob uma abertura estreita abaixo da borda dianteira do capot, ligada os faróis. As linhas fluidas do LM são acentuadas por pilares dianteiros e traseiros escurecidos, ao passo que a sensação de amplitude é conseguida através da grande área envidraçada em toda a volta. O acesso é fácil graças às grandes portas laterais deslizantes.
O objetivo da Lexus foi criar um interior de primeira classe, confortável como uma sala de estar, com toda a conveniência de um escritório móvel, uma dupla mais-valia inigualável por qualquer outro veículo no mercado. Este é um espaço onde os passageiros podem desfrutar de um descanso completo e serem eles próprios. Para desenvolver o conceito LM, a Lexus estudou junto de fabricantes de jatos privados e os mais experientes clientes. Chegou à conclusão que os clientes percecionam melhor um alto padrão de luxo quando o ambiente os faz sentir completamente descansados, física e mentalmente. Uma característica bem mais valorizada do que o acesso a tecnologias ou a funções avançadas.
Existem duas opções, de quatro ou sete lugares. No modelo de sete lugares, a fila do meio, de assentos VIP, é alinhada de acordo com o espaço e as funções acessíveis e é acrescentada uma terceira fila com três bancos rebatíveis que podem ser dobrados quando é necessário mais espaço para carga. Já o modelo de quatro lugares é o auge do luxo, com apenas dois bancos traseiros multifuncionais e uma variedade de recursos que transformam todas as viagens em experiências extremamente confortáveis e agradáveis. Entre a frente e a traseira do habitáculo, inclui uma divisória que abriga um amplo monitor de 48 polegadas e um painel em vidro que pode ser escurecido para aumentar a privacidade. Desenhado à medida, o sistema áudio Mark Levinson 3D Surround Sound é composto por 23 colunas. O conforto do habitáculo é aperfeiçoado por uma versão ainda mais sofisticada do Lexus Climate Concierge, que recorre a sensores térmicos para controlar e direcionar o aquecimento e a ventilação com precisão.
Quanto ao motor na Europa e em Portugal, o LM será lançado na versão LM 350h com motorização híbrida com bloco de 2,5 litros (Full-hybrid, sem carregamento externo). O sistema, também presente nos novíssimos modelos NX 350h e RX 350h, provou oferecer desempenho silencioso e refinado com alta eficiência. A potência máxima é de 250 cv com binário máximo de 239 Nm.
Traz tração integral eletrónica E-Four de série, com um aumento do nível de distribuição do binário da tração traseira para proporcionar ao veículo uma postura de mudança de direção estável e contribuir para a sensação de conforto no banco traseiro. O sistema pode ajustar o equilíbrio do binário dianteiro/traseiro entre 100:0 e 20:80 para permitir a realização de manobras seguras no arranque, ou em curva, em superfícies indefinidas ou escorregadias.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
Carregado de tecnologia o painel multifunções na traseira, permite o ajuste rápido e intuitivo dos diferentes recursos e funções do habitáculo é operado através de um equipamento, desenhado à semelhança de um smartphone. Pode ser usado para gerir o sistema áudio, as configurações de controlo de temperatura, as funções dos bancos, a iluminação do interior e as persianas. O novo LM é, também, o primeiro modelo do mundo a incorporar uma função de reconhecimento de voz que responde especificamente aos comandos dos passageiros do banco traseiro. A traseira do habitáculo dispõe de uma elegante consola superior que comporta os controlos de portas, um armazenamento para pequenos itens e sensores de monitorização de temperatura. O seu posicionamento central contribui para a maximização do espaço livre.
O Lexus LM vai estar disponível nos mercados europeus, incluindo Portugal, a partir do outono de 2023. A versão de sete lugares custa 143 850 euros e a versão, mais luxuosa, de quatro lugares é vendida por 170 500 euros.