Mais design e muita tecnologia para os Seat Ateca e Tarraco

| Revista ACP

Motores dinâmicos, retoques de design e muita conetividade para dois SUV fundamentais na estratégia da marca para o futuro.

SEAT-Ateca-Abertura-840

Fortalecer a gama Seat num ano de todos os desafios, é uma das intenções dos renovados Ateca e Tarraco, que reforçam o recente lançamento do Leon, um carro fundamental para a marca. A importância destes SUV, dirigidos a alvos diferentes, acompanham a tendência do mercado, fortalecendo a forte aposta da marca, quando entrou com o Ateca no mercado dos SUV. Agora, há que refrescar design, aumentar tecnologias e apostar forte na conetividade e segurança, sem esquecer os caminhos do futuro que passam pela eletrificação. O Seat Ateca é o 3º pilar da marca, com o modelo a ter honras da entrada do fabricante espanhol no mercado dos SUV. Agora, profundas alterações, ajustando o produto aos novos tempos, fazem com que o Ateca seja um veículo mais seguro, mais confortável e agora totalmente conectado, para além de contar com um design refrescado. Com diversas opções de motores, que passam pelos gasolina TSI de 1,0 litros e 1,5 litros, até ao diesel 2.0 TDI que oferece potências de 115 e 150 cavalos, o novo Seat Ateca está disponível a partir de 30.092€.

Estão disponíveis quatro opções a gasolina. O tricilindrico 1.0 TSI que desenvolve 110 cv de potência e 200 Nm de binário, associado a uma caixa de velocidades manual. Este motor recorre ao ciclo de combustão Miller e a um turbocompressor de geometria variável para elevar a eficácia ao nível seguinte neste patamar de cilindrada. Disponível com uma potência de 150 cv e 250 Nm de binário, o motor a gasolina com uma capacidade maior, de 1.5 litros em quatro cilindros, está disponível com caixa manual ou com a transmissão de dupla embraiagem DSG. Tem integrada a tecnologia Active Cylinder Management (controlo ativo de cilindros), para, em determinados cenários de condução, o motor trabalhar apenas a dois cilindros, reduzindo o consumo de combustível e maximizando a eficiência. O motor a gasolina mais potente é a unidade 2.0 TSI com 190 cv e com o binário máximo elevado a 320Nm, estando exclusivamente associado à caixa de dupla embraiagem DSG e ao sistema de transmissão integral 4Drive.

Na opção diesel, a gama inclui o motor 2.0 TDI associado a uma caixa manual de seis velocidades com uma potência de 115 cv. Uma variante mais potente de 150 cv e 340 Nm de binário está disponível em associação a uma caixa manual de seis velocidades ou à transmissão de dupla embraiagem DSG. A variante de 150 cv está também disponível com tração integral 4Drive (exclusivamente com caixa DSG). A performance e eficiência dos conjuntos de propulsão são acompanhados pelas capacidades do chassis, permitindo ao SEAT Ateca oferecer uma condução envolvente e dinâmica em qualquer condição.

Privilegiando o espaço e dirigido a famílias mais numerosas, o Seat Tarraco é um SUV que se apresenta agora com melhores interiores, uma suspensão mais desportiva, adotando também as sempre apetecíveis letras FR, que contribui com dotes visuais mais desportivos. O interior recebe o volante desportivo com o logo FR e pedais em alumínio, enquanto o Digital Cockpit Seat ajuda a centrar os elementos do habitáculo focados no condutor. O nível de equipamento FR também inclui a mais recente geração de infotainment que ajuda os passageiros a manterem-se conectados e atualizados onde quer que seja que a estrada os leve. Mas as mudanças não são apenas visuais. O Tarraco também recebe uma definição desportiva da suspensão com controlo de chassis adaptativo, para que fique garantido o comportamento que se espera num veículo com este logo: o objetivo providenciar uma experiência de condução mais focada e dinâmica.

O chassis foi definido na medida exata dos motores disponíveis. A gama inclui agora um novo motor TDI com 200 cv, em acréscimo à gama atual de motores disponíveis no Tarraco. As unidades a gasolina TSI estão disponíveis com potências entre os 150 cv e os 190 cv, para capacidades de 1.5 e 2.0 litros. Os diesel continuam a ser a propulsão central do Tarraco, que no nível FR surge em duas variantes 2.0 litros TDI com 150 cv e 200 cv de potência, respetivamente. No início de 2021, o Tarraco terá também disponível uma motorização híbrida Plug-in que junta um motor a gasolina TSI com um motor elétrico alimentado por baterias de iões de lítio para garantir um equilíbrio perfeito entre performance e eficiência. O Seat Tarraco FR está disponível a partir de 38.742€.

scroll up