A história do Mini Clubman começou em 1969 e manteve-se até 1981 quando o modelo deixou de ser fabricado. Já nas mão da BMW em 2007 o modelo voltou ao ativo com novas linhas e tecnologia do século XXI. Cansou impacto pelo design com três portas, uma do lado direito e duas do lado esquerdo e duas portas individuais na bagageira. Em 2015 o modelo foi novamente atualizado ganhando novas linhas, mas mantendo o desenho original de carrinha, onde as três portas foram substituídas pelas convencionais quatro portas.
A marca decidiu abandonar o modelo visto que a sua procura se torna cada vez menor face a modelos com o Countryman que se apresenta como um Crossover, o tipo de veículo mais procurado na atualidade. Assim o Mini Clubman vai receber uma edição especial e final “ Final Edition” limitada a 1969 unidades, de forma a celebrar também o ano em que o modelo surgiu. Este apresenta a mais extensa lista de especificações base de todos os tempos onde não há nada a acrescentar.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
Quanto ao motor esta edição especial recorre aos blocos já conhecidos do modelo que pode variar estre as opções a gasolina de 1,5 ou 2 litros com 134 e 176 cavalos respetivamente. Uma combinação impressionante de desempenho, presença e praticidade, o Mini Clubman Final Edition entrega em todas as frentes. Elegante e experiente para a cidade, espaçoso e versátil para as viagens mais longas. Inspirado no primeiro MINI Clubman, construído em 1969, é uma homenagem e ao mesmo tempo uma celebração. E com apenas 1969 unidades disponíveis em todo o mundo, é dirigido aos apaixonados pelo estilo discreto.
O preço para Portugal ainda não foi revelado, mas segundo a Mini só vão estar disponíveis 10 unidades.