O novo visual dos modelos E 63 4MATIC+ deve-se à atraente carroçaria AMG, mas também à melhoria do equilíbrio aerodinâmico – para a obtenção de um comportamento ágil e uma estabilidade ideal de condução a alta velocidade em autoestrada. Outra caraterística ao nível do design corresponde a um perfil em preto brilhante integrado harmoniosamente e que se estende ao longo de todo o para-choques dianteiro até à extremidade exterior da geometria em asa de avisão e extremidades laterais. O repartidor dianteiro está disponível na cor da carroçaria (modelo base), em prateado, em preto brilhante (em combinação com o opcional pack AMG Night).
Os dois novos farolins traseiros mais achatados com duas secções cativam imediatamente os olhares para a traseira da variante Limousine. Agora estendem-se até à tampa da bagageira onde são visualmente ligados a um friso de revestimento em cromado brilhante na parte superior. Na variante Station, este friso de revestimento estende-se ainda mais até às extremidades exteriores dos farolins traseiros. A geometria dos farolins não foi alterada, mas agora integra um novo design interior idêntico à da variante Limousine. O spoiler na tampa da bagageira da variante Limousine tem acabamento na cor da carroçaria ou é mantido com a fibra de carbono à vista em combinação com o opcional pack AMG Carbon-Fibre Exterior II.
O interior combina um ambiente requintado e materiais de elevada qualidade com o desempenho característico da AMG. Os bancos AMG combinam um ótimo apoio lateral com elevado conforto durante longas viagens e estão equipados com revestimentos dos estofos com um padrão específico da AMG e uma insígnia "AMG" nos encostos dos bancos dianteiros. Como equipamento opcional, estão disponíveis outras versões de revestimento em pele. Como opção, podem ser encomendados os bancos AMG Performance com apoios de cabeça integrados e um apoio lateral ainda melhor. Os gestores de produto refinaram ainda mais o interior da versão S, incluindo um revestimento em pele no tablier e nos frisos da linha de cintura, bem como os cintos de segurança na cor cinza cristal. A iluminação ambiente individualmente ajustável é também um equipamento de série.
O motor AMG 4.0 litros V8 biturbo no E 63 S 4MATIC+ (consumo de combustível em ciclo combinado: 12.6 - 11.9 l/100 km; emissões de CO2 em ciclo combinado: 286-270 g/km) continua a atingir os 450 kW (612 CV) de potência e um binário máximo de 850 Nm. Está disponível numa vasta gama de rotação do motor, mais precisamente entre as 2500 e as 4500 rpm, o que transmite uma sensação de superioridade em qualquer posição do pedal do acelerador. O modelo base E 63 4MATIC+ (consumo de combustível em ciclo combinado: 12.6-11.9 l/100 km; emissões de CO2 em ciclo combinado: 286-270 g/km) produz uma potência de 420 kW (571 CV) e um binário de 750 Nm. A versão S da variante Limousine acelera dos 0 aos 100 km/h em 3.4 segundos, enquanto a versão base fá-lo em 3.5 segundos. No que diz respeito à variante Station, a versão S demora 3.5 segundos enquanto a versão base 3.6 segundos.
Para assegurar uma ótima potência e uma resposta rápida do motor AMG 4.0 litros V8, são utilizados dois turbocompressores de gases de escape com duplo scroll, que reduzem a pressão residual dos gases de escape e otimizam o ciclo termodinâmico. Graças ao sistema de desativação de cilindros de série e a outras medidas tecnológicas, os modelos de elevada potência são extremamente eficientes. Quando o condutor seleciona o programa "Comfort" da caixa de velocidades, o sistema de desativação dos cilindros fica disponível numa vasta gama de rotação do motor que varia entre as 1000 e as 3250 rpm. Um ecrã especial no painel de instrumentos indica se o sistema de desativação dos cilindros está em operação e se atualmente o motor opera em modo de quatro ou de oito cilindros. A transição entre estes dois estados de funcionamento é imediata, rápida e impercetível a nível de binário.
A versão S é o único veículo no seu segmento que está equipado com apoios dinâmicos do motor, que ajudam a resolver conflitos de objetivos, tais como a obtenção da ligação mais suave possível com a cadeia cinemática para um elevado conforto e a obtenção da ligação mais rígida possível para uma ótima dinâmica de condução. Os apoios dinâmicos estão rápida e variavelmente aptos a adaptar a sua rigidez às condições e requisitos da condução. Estas medidas melhoram a precisão do veículo em situações de condução dinâmica, enquanto a configuração suave aumenta notoriamente o conforto.
Com os seis programas da transmissão "Slippery", "Comfort", "Sport", "Sport+", "Individual" e "RACE" do DYNAMIC SELECT (de série na versão S), as características dos novos modelos podem ser influenciadas com o simples toque de um dedo. A gama disponível varia desde uma configuração eficiente e confortável a uma configuração extremamente desportiva. Os modos da transmissão permitem modificar parâmetros importantes tais como a resposta do motor, o funcionamento da caixa de velocidades, o comportamento da suspensão e da direção. Independentemente dos programas da transmissão do DYNAMIC SELECT, o condutor tem a opção de passar diretamente ao modo manual, no qual as passagens de caixa são realizadas exclusivamente através das patilhas de mudanças no volante. As regulações da suspensão também podem ser selecionadas especificamente conforme necessário.