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Novo Audi A5 assume o lugar do A4

| Revista ACP

Audi A5 substitui o A4 a combustão e passa a contar com versão carrinha.

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Originalmente lançado com uma espécie de variante coupé/cabriolet do A4, o Audi A5 vai agora assumir o papel da versão a combustão do Audi A4 na gama da marca de Ingolstadt.

A “culpa” é da eletrificação. Para diferenciar os modelos elétricos dos de combustão interna a Audi anunciou que os seus modelos 100% elétricos terão um número par junto das letra “A” ou “Q” enquanto os modelos a combustão adotam um número ímpar.

Explicadas as razões por trás da mudança de designação, é hora de conhecer o modelo com o qual a Audi espera voltar a disputar a liderança do segmento D com propostas como o BMW Série 3 ou o Mercedes-Benz Classe C.

Assente na nova plataforma PPC (Plataforma Premium de Combustão), o novo Audi A5 apresenta-se em dois formatos de carroçaria: carrinha e berlina, sendo que esta não apresenta linhas que evocam a elegância usual dos coupés.

Com um visual que segue a linguagem estilística aplicada às mais recentes criações da marca Audi, o novo A5 é, como seria de esperar, maior que o anterior Audi A4.

Assim sendo, mede 4,829 m de comprimento e 1,769 m de largura e 2,90 m de distância entre eixos em ambas as versões. As diferenças surgem apenas na altura, com a carrinha a medir 1,460 m de altura e a berlina 1,444 m.

O aumento de dimensões exteriores teve reflexos no espaço disponível para os passageiros num habitáculo marcado pela aposta na tecnologia. Prova disso é a possibilidade de equipar o A5 com um total de três ecrãs: um com 11,9’’ para a instrumentação; um central de efeito curvo com 14,5’’ e um terceiro (opcional), com 10,9’’ situado em frente ao passageiro dianteiro.

Curiosamente, a capacidade da bagageira não reflete o incremento das dimensões, com a berlina a oferecer apenas 445 l, um valor inferior aos 460 l disponibilizados pelo A4.

Quanto às motorizações, o novo Audi A5 vai contar com uma ampla oferta, inicialmente assente nos motores a gasolina (TFSI) e Diesel (TDI), ambos com 2.0 l de capacidade e associados a um sistema mild-hybrid de 48V que promete reduzir consumos e emissões.

Os primeiros apresentam-se com 150 ou 200 cv. Já o 2.0 TDI conta com 150 ou 204 cv. Em ambos os casos as versões menos potentes têm tração dianteira e as mais potentes tração integral.

 

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Acima dos A5 “normais” surge o Audi S5, mais desportivo, equipado 3.0 V6 TFSI de 367 cv e o sistema de tração integral quattro. Por fim, para 2025 está planeado o lançamento da versão híbrida plug-in que vai contar com um 1.5 TSI a gasolina, cerca de 100 km de autonomia elétrica e perto de 270 cv de potência.

Com chegada a Portugal prevista para o final do ano, o novo Audi A5 ainda não viu revelados os seus preços para o mercado nacional.

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