Proposto em Portugal com preços que se iniciam nos 112.388 euros, o novo modelo da marca dos anéis combina desempenho e potência para criar um maior prazer de condução no dia-a-dia. Graças ao seu bloco 2.9 TFSI biturbo que debita uma potência de 450 cv, disponível entre as 5700 e as 6700 rpm, e um binário máximo de 600 Nm, entre as 1900 e as 5000 rpm, o novo RS 4 Avant acelera dos 0 aos 100 km/h em 4,1 segundos e tem uma velocidade máxima de 250 km/h (com o opcional Pacote Dynamic RS, a velocidade máxima aumenta para 280 km/h).
Em termos de design, ostenta uma frente completamente redesenhada com uma nova grelha Singleframe mais larga e estilizada, que na versão anterior, onde não passa despercebida a estrutura em favo de mel perfeitamente complementada pelo pára-choques específico RS com entradas de ar laterais. Na parte traseira, o duplo difusor RS e o pá-choques específico sublinham as linhas desportivas que este modelo não abdica.
Está equipado de série com jantes em liga leve de 19 polegadas (20 polegadas em opção) e estão disponíveis vários pacotes exteriores de design em preto, na cor da carroçaria ou em carbono. O comprimento total é de 4,782 metros, a largura de 1,866 metros e a altura de 1,438 metros, enquanto a distância entre eixos é de 2,826 metros.
Também o interior é desportivo em cada detalhe, a começar pelo volante multifunções em couro com fundo plano e patilhas em alumínio ou os bancos com assinatura RS em couro com pespontos de contraste com encostos de cabeça integrados. Os vários detalhes do pacote opcional de design RS e ainda o pacote opcional de iluminação ambiente, reforçam essa atmosfera desportiva que carateriza o habitáculo do RS 4 Avant. As guias de luz em LED traçam os contornos das portas e da consola central e as molduras iluminadas das soleiras das portas com o logotipo RS 4 dão as boas vindas ao condutor e ao passageiro da frente.
Já no que toca a tecnologia, o interior destaca ainda uma nova consola central e o Audi Virtual Cockpit com display RS, ecrã touch de 10,1 polegadas, ar condicionado repartido em três zonas e comandos sensitivos, tudo num espaço muito generoso de modo a proporcional grande conforto aos seus ocupantes. Como o sistema de série do banco traseiro pode ser dividido na proporção 40:20:40, oferece armazenamento para bagagem numa volumetria que vai dos 495 aos 1.495 litros.