Revelado há alguns meses, o novo Citroën C3 Aircross está a chegar ao mercado português. Nesta segunda geração, o SUV francês tornou-se ainda mais adequado para as famílias, apresentando-se pela primeira vez com uma versão com sete lugares.
Disponível com dois níveis de equipamento — You e Max —, o C3 Aircross conta com três motorizações: uma convencional a gasolina; uma a gasolina associada a um sistema mild-hybrid de 48V; e ainda uma versão 100% elétrica.
Começando pela variante somente a gasolina, esta recorre a um motor 1.2 PureTech com 100 cv associado a uma caixa manual de seis velocidades. Já a versão mild-hybrid (designada Hybrid 136), recorre a um motor 1.2 PureTech de 136 cv, ao qual surge associada uma transmissão automática de dupla embraiagem eletrificada e-DCT que incorpora um motor elétrico de 28 cv (21 kW) alimentado por uma bateria de iões de lítio de 48V.
Por fim, a variante 100% elétrica é alimentada por um motor de 113 cv (83 kW) associado a uma bateria LFP (fosfato de ferro-lítio) de 44 kWh de capacidade. Capaz de atingir os 145 km/hora de velocidade máxima, esta versão oferece até 300 km de autonomia.
Quanto ao carregamento, num carregador de 7 kW de potência, em corrente alternada, bastam 4 horas e 10 minutos para carregar de 20% a 80%. Já num carregador rápido (DC) de 100 kW de potência, é possível carregar entre 20% e 80% em apenas 26 minutos.
Já disponível para encomenda, o novo Citroën C3 Aircross vê os seus preços arrancarem nos 18 990 euros na versão a gasolina; nos 24 590 na versão Hybrid 136; e 26 490 euros na versão elétrica.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
A chegada das primeiras unidades está prevista para o último trimestre do ano. Para 2025 está anunciada a chegada de uma versão elétrica com uma bateria diferente que permitirá percorrer 400 km entre carregamentos.