Segundo a marca, o novo CUPRA Leon foi desenvolvido para abanar o segmento dos compactos de elevadas performances, seguindo a filosofia dos carros que o precederam. Recorrendo à plataforma MQB Evo e a um conjunto de tecnologias como ponto de partida, a equipa de design e de desenvolvimento conseguiu criar um veículo que encerra todos os atributos específicos obrigatórios em qualquer CUPRA.
Com dois tipos de carroçaria disponíveis – 5 portas e Sportstourer – o CUPRA Leon expande o seu fator de atração, permitindo que os clientes escolham o formato que melhor sirva os seus estilos de vida, sem nunca comprometerem a performance, o conforto ou a versatilidade.
Os elevados níveis de equipamento incluem full LED, bancos tipo bacquet, Chassis de Controlo Dinâmico (DCC), Cockpit Digital, Infotainment de 10” e Climatronic de três zonas, apenas para mencionar alguns elementos, fazendo dele um veículo que garante um elevado valor intrínseco num segmento muito competitivo.
O leque de unidades motrizes inclui o bloco a gasolina 2.0 litros TSI com 245 cv ou 300 cv; existindo exclusivamente associado à Sportstourer, uma variante de 310 cv 4Drive, unidades repletas de performance à medida de todas as necessidades. E num mundo onde se tornou obrigatório reduzir o impacto ambiental, o novo CUPRA Leon também traz a eletrificação ao segmento das elevadas performances através de um conjunto híbrido plug-in com 245 cv, disponível desde o lançamento, que fará com que a mais entusiasmante expressão de performance não fique carregada de remorsos.
No coração do híbrido plug-in está um motor TSI a gasolina de 1.4 litros com 150 cv (110kW), em conjunto com um motor elétrico de 115 cv (85kW) e um pack de baterias de lítio com 13kWh, resultando globalmente numa potência máxima de 245 cv (180kW) e 400Nm de binário. O sistema híbrido plug-in pode levar o CUPRA Leon aos 100 km/h em apenas 6,7 segundos (Sportstourer: 7 segundos), com uma velocidade máxima de 225km/h.
Mas quando o ritmo não é uma prioridade, o condutor pode utilizar o alcance exclusivamente elétrico de até 60 km (WLTP) para percorrer as ruas citadinas dos centros urbanos com emissões zero. Quando a bateria necessitar de recarga, poderá ser feita em apenas 3.5 horas através de uma Wallbox (ou em seis horas numa tomada doméstica a 230V).
O CUPRA Leon e-Hybrid arranca sempre em modo 100% elétrico (estando a bateria suficientemente carregada). A condução passa a modo Hybrid se a capacidade da bateria descer abaixo de um determinado ponto ou se a velocidade ultrapassar os 130 km/h. Em modo Hybrid, o condutor tem a possibilidade de manter o nível de carga, aumentando-o ou reduzindo-o a um patamar definido. Isto torna possível conduzir na área de destino urbano em modo elétrico e com emissões zero. O CUPRA Leon vai chegar ao mercado em outubro, exclusivamente na versão híbrida plug-in (245 cv). As restantes variantes seguir-lhe-ão em 2021.