É com uma forte aposta neste modelo que a Peugeot reforça a sua presença no segmento médio, confirmando a agressividade que marca de Sochaux tem vindo a imprimir no seu percurso comercial, já que é no segmento C, o dos familiares compactos, que também tem vindo a tentar disputar a liderança.
Num primeiro contacto com o novo 408 em Barcelona, sobressai o design exterior, com linhas afiadas e uma traseira fastback ou, optando por um termo mais clássico, um acabamento coupé em termos de silhueta. Salta também ao olhar as vistosas proteções laterais, ótimas para um SUV, culminando o traço com três garras nos faróis traseiros e duas curiosas orelhas de gato junto ao óculo traseiro.
Quanto ao tamanho, o novo 408 mede cerca de 4,69 metros, mas aquilo que mais impressiona é mesmo a distância entre eixos, com uns generosos 2,79 metros, criando um mini "salão" para quem viaja na segunda fila de bancos, isto relembrando que se trata de um familiar compacto.
Se a Peugeot tem dedicado muita da sua atenção aos interiores, gizando novos conceitos de "friendly-confort", no 408 isso consegue ir um pouco mais longe, apresentando-se neste caso mais moderno e funcional.
O volante é compacto e o infotainment tão fácil de usar como um smartphone. Há presença de botões físicos, mas quase todas as opções podem também ser tomadas através de botões touch. Mas a relação utilitária com o novo 408 também pode ser feita através do seu smartphone, que através da app permite controlos como os da climatização.
O destaque vai para os bancos que, para além de glosarem o conforto, possuem a opção de massagem, e para os vidros que filtram muito eficazmente os ruídos do exterior.
Os bancos traseiros apresentam um bom espaço para as pernas e também uma boa altura para a cabeça mesma com o tejadilho fastback ou coupé a cair na traseira. A bagageira é aceitável e revela-se adequada com os seus 536 litros na versão a combustão, sendo ligeiramente menor na versão híbrida, que baixa para os 471 litros.
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Em termos de motorizações, o 408 está dotado com 3 opções. começa pelo 1.2 PureTech 130 cv, mas depois segue para o híbrido Plug-in de 180 cv e de outro com 225, ambos com 64km em modo totalmente elétrico. Na transmissão, a já incontornável caixa EAT de 8 velocidades.
Destaque ainda para o sistema de visão noturna, que alerta os condutores para pessoas e animais na via.
Quanto a preços, o arranque faz-se com 35 mil euros, tendo que pisar um pouco mais para chegar aos híbridos, que custam a partir dos 44 mil euros. O novo 408 chega a Portugal já em janeiro, e é uma proposta excelente para quem procura um modelo diferente do habitual