Lançado há 10 anos, desde então o Porsche Macan estabeleceu-se como um dos best-seller da marca de Estugarda. Agora, depois de uma década de sucessos o SUV mais pequeno da Porsche submeteu-se à maior transformação da sua história.
Nesta segunda geração o Macan abandona os motores a combustão que tão bem o «serviram» e assume-se como uma proposta 100% elétrica, o segundo modelo exclusivamente movido a eletrões da marca alemã depois do Taycan.
Visualmente mantém o «ar de família» do antecessor, mas um olhar mais atento rapidamente deteta as diferenças. A assinatura visual dianteira segue a linha adotada pelas propostas mais recentes da Porsche e o capô curto «denuncia» o fim dos motores de combustão.
Na lateral são as jantes de até 22’’ que captam as atenções e na traseira sobressai a assinatura luminosa a toda a largura da carroçaria bem como o enorme para-brisas.
Porém, é no interior que o Macan mais evoluiu. Com um estilo inspirado no adotado nos novos Cayenne e Panamera, o tabliê do novo Porsche Macan conta com três ecrãs: um painel de instrumentos curvo com 12,6’’, um ecrã central com 10,9’’ e ainda um ecrã (opcional) à frente do passageiro também com 10,9’’.
Com o sistema operativo mais recente da Porsche, que usa o Android Automotive como base, o novo Macan tem aplicações nativas como o Spotify ou o YouTube além de permitir a integração do smartphone através de Apple CarPlay e Android Auto.
Por fim, é também o primeiro Porsche a contar com um sistema de head-up display com tecnologia de realidade aumentada.
Assente numa plataforma completamente nova — Premium Platform Electric (ou PPE) — capaz de suportar uma arquitetura elétrica de 800 V, o novo Macan apresenta-se em duas versões com dois motores elétricos (um por eixo) e tração integral.
Ambas partilham o motor dianteiro, sendo a diferença entre ambas estabelecida pelo motor elétrico traseiro. A versão base, designada Macan 4, conta com 408 cv (300 kW) e 650 Nm, valores suficientes para acelerar dos 0 aos 100 km/h em 5,1s e alcançar os 220 km/h de velocidade máxima.
Já no topo da gama encontramos o Macan Turbo. Com 639 cv (470 kW) e 1130 Nm de binário, este cumpre os 0 aos 100 km/h em 3,3s e alcança os 260 km/h de velocidade máxima.
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Equipadas com a mesma bateria de 100 kWh de capacidade, estas duas versões não contam com a mesma autonomia. O Macan 4 percorre até 613 km entre carregamentos enquanto o Macan Turbo fica-se pelos 591 km.
Em ambas as versões é possível carregar a bateria com potências de até 11 kW em corrente alternada (AC) e 270 kW em corrente contínua (DC), situação na qual bastam 22 minutos para carregar de 10 a 80%.
Com chegada ao mercado nacional prevista para o segundo semestre do ano, o novo Porsche Macan 4 está disponível a partir de 86 793 euros. Já o Macan Turbo custa 118 846 euros.