Uma evolução de equipamentos e tecnologias caracterizam o novo T-Roc que exibe também novos interiores. O design não sofre alterações profundas, apenas com um ligeiro restiling que o tornam mais dinâmico. Só com motores de combustão, gasolina e diesel, o T-Roc sublinha o fabrico português com uma versão especial denominada @.pt que conta com uma personalização exclusiva e equipamentos próprios. O Volkswagen T-Roc conta também com a versão Cabriolet, sendo o único SUV descapotável e ainda o desportivo R com 300 cv e tração às quatro rodas.
O modelo da Volkswagen mais vendido em Portugal no ano passado (21,7%), mantem a silhueta que o tornou um SUV familiar com contornos aventureiros, mostrando nesta nova geração uma grelha redesenhada, bem como um para-choques mais desportivo. Faróis LED com óticas mais estreitas contrastam com uma linha de cintura elegante, que se prolonga até a uma secção traseira ligeiramente alterada, onde se destaca um novo spoiler traseiro. Alterações mais profundas só mesmo no interior, que se mostra totalmente renovado. Novos materiais, mais equipamento e tecnologias elevam o T-Roc a um patamar de segmentos superiores.
No que toca a motorizações, estão já disponíveis os blocos a gasolina 1.0 TSI e 1.5 TSI e ainda o diesel 2.0 TDI. Mais tarde, o desportivo R vai contar com o motor 2.0 TSI com caixa DSG, tração 4Motion e 300 cv de potência. Em relação a preços, tudo começa nos 28.863€ para o 1.0 TSI de 110cv com caixa manual de seis velocidades. O motor a gasolina 1.5 TSI de 150 cv arranca nos 32.453€, enquanto o bloco diesel de 2,0 litros com 115 cv está disponível a partir dos 34.817€ e o de 150 cv com caixa automática DSG começa nos 43.663€. No fundo, a nova geração do T-Roc acaba por praticar os mesmos preços que a geração anterior, mas com mais equipamento.
Na fábrica de Palmela, já foram produzidas mais de 210 mil unidades do T-Roc, um marco que é agora assinalado com uma versão especial @.pt com equipamentos específicos. A versão T-ROC@pt estará disponível com as motorizações 1.0 TSI 110cv e 1.5 TSI 150cv DSG e cujos preços serão de 29.866€ e 35.028€, respetivamente. Mais tarde irá chegar o Volkswagen T-Roc de capota elétrica, com motor de 1,5 litros e caixa DSG com preços que irão oscilar entre os 38.770€ e os 46.000€. Quanto ao desportivo R, o preço é de 56.526€.
A combinação de um visual progressivo, com a performance desportiva e uma versatilidade robusta, tornou-se uma fantástica receita de sucesso. Inovador desde o início e sem antecessor direto, o T-Roc é dono de uma enorme popularidade. Desde o seu lançamento em 2017, a Volkswagen já vendeu mais de um milhão de unidades deste SUV compacto. Só na Alemanha foram colocadas na estrada cerca de 180,000 unidades do T-Roc, enquanto à restante Europa terão chegado perto de 650,000. Na China foi entregue a mais 320,000 clientes. Isto demonstra a que ponto o T-Roc se assumiu como um elemento-chave no portfolio da Volkswagen, confirmando a aposta da marca no segmento SUV. O vincadamente desportivo T-Roc R integra a família desde o final de 2019, e o T-Roc Cabrio foi acrescentado em 2020, combinando a robustez de um SUV com a leveza de um descapotável. O encanto próprio destas versões também foi reforçado com as mais recentes atualizações em design e inovações tecnológicas.