Com a nova gama A5, a Audi embarcou no próximo capítulo da sua história de sucesso de modelos do segmento médio com uma linguagem de design mais marcante, tecnologia de combustão de última geração e um novo conceito de ergonomia e digitalização. Os novos modelos híbridos plug-in para a gama A5 oferecem aos clientes ainda mais flexibilidade e eficiência. Para tornar os novos híbridos plug-in ainda mais reconhecíveis, a Audi está a introduzir a designação tecnológica “e-hybrid” com efeito imediato.
Os novos Audi A5 Avant e-hybrid quattro e Audi A5 Limousine e-hybrid quattro estão disponíveis com dois níveis de potência: 220 kW (299 cv) e 270 kW (367 cv). Os veículos são alimentados por um motor 2.0 TFSI com uma potência de 185 kW (252 cv) e um motor elétrico que debita até 105 kW. Nas versões de 270 kW, o Avant e o Limousine podem acelerar dos 0 aos 100 km/h em 5,1 segundos. As versões com 220 kW podem acelerar dos 0 aos 100 km/h em 5,9 segundos. Todas as variantes podem alcançar uma velocidade máxima de 250 km/h.
No coração do novo A5 híbrido plug-in está a nova bateria de alta tensão colocada na traseira do veículo. A Audi aumentou a sua capacidade para 25,9 kWh (úteis: 20,7 kWh), um ganho de cerca de 45%. A potência máxima de carregamento em corrente alterna foi aumentada para 11 kW. Este aumento de potência reduz o tempo de carregamento de 0 a 100% para apenas 2,5 horas.
A gestão eletrónica híbrida dos novos modelos foi concebida para garantir a eficiência, a flexibilidade e o máximo conforto do cliente e seleciona, automaticamente, a estratégia de funcionamento ideal. O acionamento elétrico é assegurado por um motor síncrono de íman permanente com uma potência máxima de 105 kW. O motor elétrico está integrado na caixa automática S tronic de sete velocidades. O binário total do sistema está disponível logo a partir do ralenti, alcançando os 500 Nm na variante de 367 cv. (270 kW) e 450 Nm para a variante de 299 cv. (220 kW). A unidade eletrónica utilizada nos modelos híbridos plug-in do A5 é de uma última geração. O inversor é mais pequeno, mais leve e mais eficiente, reduzindo, assim, o consumo de eletricidade. Por conseguinte, o consumo em modo híbrido também é inferior.
Como toda a gama A5, os modelos PHEV fazem-se acompanhar por um elevado nível de equipamento de série, incluindo sistema de navegação, ecrã panorâmico MMI com tecnologia OLED, Audi drive select, cruise control, reconhecimento de sinais de trânsito, entre outros.
Além disso, os modelos híbridos plug-in estão equipados de série com ar condicionado automático de 3 zonas, sistema de aquecimento auxiliar e jantes de 18 polegadas. A carroçaria Avant tem uma bagageira de 361 litros de capacidade. Rebatendo os bancos traseiros – de série, na proporção de 40:20:40 – o volume aumenta para 1.306 litros. A capacidade da bagageira no Limousine varia entre 331 e 1.175 litros. O A5 está autorizado a rebocar reboques dotados de travão até 1.900 kg e até 750 kg sem travão. A carga máxima permitida no tejadilho é de 90 kg.
O sistema de ar condicionado de série com compressor elétrico não só funciona durante a condução nos modos EV e híbrido, como também funciona eletricamente com a viatura estacionada. Se o utilizador assim o desejar, o ar condicionado auxiliar garante uma temperatura interior confortável mesmo antes de se entrar no automóvel. O sistema pode ser programado diretamente no veículo ou através da aplicação myAudi.
O ar condicionado de conforto (opcional) pode ser usado para ativar recursos opcionais adicionais, como aquecimento dos bancos, ventilação dos bancos, aquecimento do volante e aquecimento do vidro. Ao destrancar o veículo com a chave de controlo remoto, também pode ser iniciada uma função de “controlo climático rápido”, ou seja, o interior pode ser rapidamente arrefecido, mesmo sem a aplicação. O ar condicionado automático de 3 zonas de série regula automaticamente a temperatura, a quantidade e a distribuição do ar separadamente para o condutor, o passageiro da frente e a fila traseira. O ar condicionado auxiliar de conforto pode ser definido ou ativado no MMI ou convenientemente através da aplicação myAudi.
No mais desportivo A5 e-hybrid quattro de 270 kW de potência, o pacote exterior S line, o pacote Visual Black e os vidros traseiros escurecidos para uma aparência particularmente dinâmica surgem enquanto parte do equipamento de série. Tal como no Audi S5, o e-hybrid quattro com 367 cv. (270 kW) inclui os faróis LED plus dianteiros e as luzes traseiras LED pro.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
O A5 Limousine e-hybrid quattro com o nível base de potência tem um preço em Portugal a partir de 58.500 euros. O preço do novo A5 Avant e-hybrid quattro começa em 60.450 euros. O Limousine de elevada performance com equipamento de série significativamente superior tem um preço a partir de 69.550 euros, enquanto o A5 Avant e-hybrid quattro de 270 kW tem preços a partir de 74.500 euros. Os novos modelos e-hybrid, que são produzidos em Neckarsulm, podem ser encomendados a partir do início de abril de 2025. A entrega das primeiras unidades está prevista para junho de 2025.