O AC Cobra é um dos desportivos mais emblemáticos do mundo que agora se reinventa, em tempos de electrificação. Para isso, a marca equipou este roadster com um V8 movido a baterias de lítio e motores eléctricos, a que chamou AC Cobra Série 4. Baseado no Mk IV, especificamente na variante de carroçaria mais larga, este modelo está disponível em duas versões, uma com um único motor de 230 kW (312 cv) que permite ao Cobra elétrico alcançar 100 km/h em 4,9 segundos e mais de 305 kh/h, enquanto a outra adiciona um segundo motor para atingir uma potência combinada de 460 kW (625 cv). Neste caso, o descapotável de dois lugares chega dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,8 segundos, embora sua autonomia seja reduzida para 260 km.
Embora as duas versões estejam equipadas com baterias com a capacidade de 54 kWh , os engenheiros da marca desenvolveram o pequeno desportivo com particular atenção ao peso: 1.240 kg na versão mais potente e 1.190 kg na menos. Graças ao uso inteligente de materiais leves, o AC Cobra garante o que se espera dele, ou seja, bons níveis de performance. “Perder o excesso de peso traz benefícios para os proprietários deste carro. Um peso menor reduz o consumo de energia, permitindo que as baterias ofereçam um alcance mais longo, mantendo os elevados padrões de condução em termos de velocidade e aceleração, que a AC alcançou durante muitos anos”, afirma Alan Lubinsky, um dos responsáveis da marca britânica.
As primeiras unidades do AC Cobra eléctrico vão chegar ao mercado em finais de 2021, mas as encomendas já se encontram abertas. Os preços iniciam-se nos 172.000 e 196.000 euros, respetivamente. A AC Cars também anuncia que atualizou o AC Cobra Superblower com um bloco V8 de 6,2 litros que produz 650 cavalos de potência. Uma melhoria significativa em relação à versão anterior de 580 cv, cujo preço começa nos 162.500 euros.