O novo Jeep Grand Cherokee 4xe combina um moderno motor 2.0 litros sobrealimentado de quatro cilindros com dois motores elétricos de alta tensão, uma robusta transmissão automática de 8 velocidades TorqueFlite e sistemas de tração 4x4 da Jeep, resultando em 380 cv de potência. A bateria de 400 Volts é feita de 96 células de iões de lítio e garante até 48 km de autonomia combinada totalmente elétrica - a qual pode chegar a 51 km em ambiente urbano - e uma autonomia total de até 700 km.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
Neste modelo estão disponíveis diferentes modos de condução EV: Hybrid - o modo definido por defeito que combina o binário do motor 2.0 litros turbo e o dos motores elétricos. Quando a capacidade da bateria se esgota, o veículo passa a circular de acordo com o modo de funcionamento dos veículos híbridos convencionais; Electric - quando a bateria de alta voltagem tem carga suficiente, o propulsor pode funcionar com energia elétrica e zero emissões até gamas de velocidade típicas de autoestradas e vias rápidas. Neste modo, o motor térmico só se ligará quando o condutor solicitar a potência máxima. Quando a bateria se esgotar, o veículo voltará automaticamente para o modo Hybrid; eSave - o modo que dá prioridade à propulsão a partir do motor de combustão, poupando a energia na bateria para uso posterior, tal como para uma propulsão puramente elétrica em ambiente fora de estrada ou em áreas urbanas onde a utilização de motores de combustão interna possa ser restrita e modo Travagem regenerativa - nas fases de desaceleração, o sistema utiliza primeiro a travagem regenerativa disponível (até 0,25 G) através dos motores elétricos para abrandar o veículo e recarregar a bateria, capacidade aumentada pelos travões de fricção tradicionais quando é necessária uma desaceleração mais forte ou quando são detetadas condições de baixa aderência.
Mais luxuoso e tecnologicamente avançado de sempre, o Jeep Grand Cherokee está mais moderno e atual e é caracterizado por uma grelha icónica de sete ranhuras, mais arrojada e maior, por uma nova secção frontal, nova iluminação full LED e tejadilho em preto brilhante. Um tejadilho baixo e curvo melhora o desempenho e a eficiência aerodinâmica do veículo, sem sacrificar o espaço de carga e a praticidade, enquanto a linha de cintura rebaixada e a maior superfície vidrada permitem a entrada de mais luz no habitáculo e aumentam a visibilidade para o exterior.
Com o luxo a estender-se ao interior, proporciona um ambiente mais evoluído para incorporar materiais artesanais e modernas comodidades, ao mesmo tempo que oferece mais espaço nos lugares traseiros. Em termos de segurança, o Jeep Grand Cherokee 4xe apresenta um conjunto de mais de 110 elementos avançados de segurança e proteção, incluindo aplicações inovadoras de tecnologias que aperfeiçoam a ligação entre o condutor, o veículo e a estrada. Disponível em Portugal apenas na versão Summit Reserve – a versão de topo, com jantes de 21" polidas, bancos em pele Palermo, elementos em madeira de nogueira, sistema Mcintosh Sound de 19 altifalantes e ecrã de 10" para o passageiro da frente, além de outras características excecionais de série, é comercializado com preços a partir dos 103.500 euros.