A Nissan já apresentou a quarta geração do X-Trail, um SUV compacto familiar que promete oferecer tanto espaço como tecnologia. Relativamente ao design o voltou a ser um SUV como o modelo original de 2001 com uma boa proposta para algumas aventuras fora de estrada. Apesar de ter alguns elementos que relembram o irmão Qashquai estes estão bastante afastados relativamente ao segmente em que se inserem.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
O moderno sistema e inovador sistema de tração integral e-4ORCE permite ao X-Trail obter ajustes rápidos de tração aos quatro cantos da carroçaria, facilitando o trabalho do condutor em situações mais exigentes como subidas escorregadias ou pisos acidentados onde a tração é comprometida.
Relativamente ao motor este é um elétrico que recorre a um bloco a gasolina para carregar as baterias, que serve única e exclusivamente como um gerador visto que o modelo se desloca a 100% de forma elétrica. Um modelo eletrificado com a vantagem de não ser necessário ligar cabos ao carregador, uma opção mais fácil e rápida de utilizar. O e-4ORCE assume-se como o topo de gama com 213 cavalos e tração integral graças a um motor por cada eixo que lhe confere uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 7 segundos.
Mede 4,68 metros e tem 1,72 metros de altura, apesar das novas linhas o X-Trail continua a ser um SUV compacto, mas a bagageira sem a terceira fila de bancos conta com algo entre os 500 e 700 litros de capacidade.
O interior está completamente atualizado, mas mantém alguns botões físicos. O painel de instrumentos é digital e o head up display funciona muito bem. O ecrã de infoentretenimento emparelha com o smartphone.
O espaço é um ponto fundamental e o carro foi desenhado a pensar na família, tendo espaço para carregar bicicletas e outras atividades desportivas. As portas traseiras abrem a 85 graus um fator muito importante quando queremos carregar cadeirinhas de bebé.
O novo X-Trail está disponível em configurações de cinco e sete lugares, oferecendo uma opção conveniente para dias de evasão com a família ou um grupo de amigos. A terceira fila senta pessoas até um metro e sessenta, mas o teto de abrir panorâmico propicia luz a todos os lugares.
Muito seguro o modelo vem recheado de sistemas de auxílio a condução o que lhe valeu cinco estrelas nos testes do Euro NCAP. Já disponível para encomenda em todos os concessionários Nissan de Portugal com preços a partir de 49 mil euros. O de 7 lugares começa nos 52 mil euros e é sempre classe um na autoestrada quando equipado com via verde.