Com uma frente identificativa, já divulgada no novo Opel Mokka, e que será no futuro o semblante dos modelos da marca, o Astra chega com a carroçaria hatchback de cinco portas e durante o segundo trimestre de 2022 entra no mercado nacional a familiar e elegante carrinha Astra Sports Tourer. Para 2023 está agendado o lançamento do Astra-e, totalmente elétrico. Mais largo e com maior distância entre eixos, o novo Astra oferece uma bagageira com uma capacidade de 422 litros (1250 litros com os bancos rebatidos) e mais espaço interior.
Em relação a motorizações, o Astra oferece potências entre os 130 e os 225 cavalos. As motorizações híbridas assentam num bloco a gasolina de 1,6 litros, com potências de 180 cv e 225 cv, enquanto o motor de três cilindros a gasolina de 1,2 litros turbo tem 130 cv de potência, podendo contar com caixa manual de seis velocidades, ou automática de oito relações. A motorização diesel não foi esquecida, com o bloco de 1,5 litros a oferecer igualmente 130 cv, com caixa manual ou automática. O novo Opel Astra arranca nos 25.600€ para a motorização 1.2 a gasolina com caixa manual de seis velocidades.
O comportamento do compacto alemão é tão sereno quanto dinâmico, contando com um excelente desempenho a alta velocidade, o que foi um objetivo durante o processo de desenvolvimento. A rigidez da estrutura da carroçaria do novo Astra é 14% superior à do modelo anterior. Após a estreia mundial, em setembro de 2021, da nova geração do Astra em versão berlina, a Opel prepara-se agora para abrir as encomendas da muito aguardada versão station wagon, o novíssimo Astra Sports Tourer, variante que, além de motores térmicos a gasolina e diesel, estará disponível com dois níveis de propulsão eletrificada híbrida plug-in, tornando-se, assim, na primeira carrinha eletrificada da marca alemã.
Para além das versões com motorizações eletrificadas, o novo Astra Sports Tourer estará disponível com motores a gasolina e diesel de elevada eficiência. Nestas versões, a potência varia entre 130 cv, podendo ir até 225 cv nas versões híbridas plug-in. As motorizações a gasolina e gasóleo estão equipadas de série com caixa manual de seis velocidades, estando disponível em opção, uma transmissão automática de oito velocidades para os motores mais potentes.