O Pagani Utopia é um dos últimos superdesportivos analógicos. Não conta com qualquer eletrificação, mantém-se fiel a um motor V12 biturbo e até a caixa de velocidades é manual.
Agora, cerca de dois anos depois de ter revelado o Utopia, a marca de San Cesario sul Panaro, acaba de revelar a muito aguardada versão descapotável do seu supercarro, adequadamente designada Utopia Roadster.
Face à versão coupé, a única diferença é, precisamente, a ausência do tejadilho, com a Pagani a optar não por uma, não por duas, mas por três soluções distintas para o seu roadster. Assim, o Utopia Roadster pode estar completamente descapotável, contar com uma capota de lona fechada ou até ter montado um tejadilho rígido.
Ao contrário do que é usual na indústria automóvel, o Pagani Utopia Roadster não é mais pesado que a versão coupé, pesando exatamente o mesmo que esta. Ou seja, “acusa” na balança escassos 1280 kg (a seco), muito graças à abundante utilização de materiais compósitos, como o carbo-titânio, fibra de carbono ou uma liga de alumínio especial.
Tal como o Utopia Coupé, o Utopia Roadster conta com um 6.0 l, V12 biturbo da Mercedes-AMG com 864 cv de potência às 6000 rpm e 1100 Nm de binário entre as 2800 e as 5900 rpm.
Este surge acoplado a uma caixa manual de sete velocidades ou, em opção, a uma caixa semi-automática com igual número de relações.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
Apesar de não revelar o tempo que o Utopia Roadster demora a cumprir a aceleração dos 0 aos 100 km/h, a Pagani confirma que este tem a sua velocidade máxima limitada a uns impressionantes 350 km/h.
Limitado a 130 unidades, o Pagani Utopia Roadster será mostrado pela primeira vez ao público na Monterey Car Week que se realiza na Califórnia entre 9 e 18 de agosto. O seu preço é de 3,1 milhões de euros antes de impostos.