O ano 2023 será verdadeiramente o "ano elétrico" para a Peugeot, com a apresentação de novos modelos e de novas tecnologias na sua gama. Entre elas, o novo sistema Hybrid, que será proposto nos novos 3008 e 5008, antes de ser alargado a outros modelos. O sistema Peugeot Hybrid 48V compõe-se de um motor a gasolina PureTech de 136 cv de nova geração, acoplado a uma caixa de velocidades eletrificada de dupla embraiagem, com 6 relações, que incorpora um motor elétrico. Graças a uma bateria que recarrega durante a condução, esta tecnologia oferece um binário adicional a baixas rotações e reduz o consumo de combustível até 15% (emissões de 126 g/km de CO2 no 3008 e de 128 g/km de CO2 no 5008). Em condução urbana, um SUV do segmento C equipado com o sistema Hybrid poderá, assim, ser conduzido em mais de 50% do tempo no modo 100% elétrico, com zero emissões.
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O condutor é informado sobre o funcionamento do sistema híbrido através do painel de instrumentos enquanto a ativação dos vários modos é totalmente automática. Na condução diária, os motores de combustão e elétrico trabalham em conjunto ou separadamente para otimizar o consumo de energia. Durante uma aceleração forte, o motor elétrico fornece binário adicional ao motor a gasolina, a baixas rotações. Já nas desacelerações, o motor a gasolina é desligado e o motor elétrico assume as funções de gerador, para recarregar a bateria de 48V. Em meio urbano, em curtas distâncias e durante as manobras, o veículo é propulsionado unicamente pelo motor elétrico.
Para a marca este sistema traz importantes benefícios desde logo até 15% de poupança de combustível e emissões de CO2, de 126 g/km no caso do 3008 e de 128 g/km no 5008. Em comparação com um motor a gasolina não eletrificado de caraterísticas equivalentes, o bloco Hybrid oferece uma economia média de combustível de cerca de 1 litro aos 100 km num SUV do segmento C (ciclo combinado WLTP). Esta poupança é conseguida, principalmente, em ambiente urbano (menos 2,5 l/100 km) e em estrada (menos 0,7 l/100 km), enquanto o consumo em autoestrada permanece inalterado. Este desempenho traduz-se numa redução média de 20 g/km nas emissões de CO2 (ciclo combinado WLTP) nos modelos 3008 e 5008.
Quando a carga da bateria o permite, o sistema Hybrid torna possível arrancar, manobrar (estacionar, por exemplo) e conduzir a baixa velocidade em tráfego intenso em modo 100% elétrico. Em condução urbana, os Peugeot 3008 e 5008 Hybrid podem, assim, funcionar em mais de 50% do tempo em modo 100% elétrico, com zero emissões.
A velocidades superiores (até 145 km/h), o motor de combustão é desligado quando o condutor solta o pedal do acelerador a uma velocidade constante e ao abrandar. Após solicitação do condutor e a baixos regimes, o motor elétrico fornece um binário adicional com um impulso extra que compensa o tempo de resposta do turbo, evitando quebras na entrega de potência e oferecendo maior conforto e dinamismo de condução. Quando o condutor pressiona o acelerador a fundo, o motor elétrico fornece uma potência suplementar de 9 kW (aproximadamente 12 cv).