Líder do mercado de SUV compactos com 800.000 unidades vendidas desde a sua introdução em 2016, o Peugeot 3008 recebe agora um lavar de cara que atualiza as linhas para se enquadrar no novo código de design da marca, algo que começou por ser introduzido com o 508 e que foi mais recentemente incorporado também pelo SUV compacto 2008.
A isto, o construtor gaulês junta ainda as mais recentes ajudas à condução, bem como um novo i-Cockpit, com novo manómetro digital multifunções e um ecrã central tátil de alta definição com 10 polegadas.
Começando por fora, as novidades não passam despercebidas, com uma grelha sem frisos a estender-se ao longo de toda a frente do carro e a dar uma noção de movimento e dinamismo, ao que se juntam as luzes de presença tipo “dentes de leão”. Na traseira as novidades são também luminosas, agora com óticas full LED, a manterem o conceito de três segmentos de cada lado, mas desta feita cada um deles dividido por três “garras” verticais e rematados por baixo indicadores de mudança de direção sequenciais. A unir as novidades, uma lateral inalterada, que reforça a noção de evolução subtil do modelo, um total de sete cores diferentes e um novo Black Pack, disponível apenas para os níveis GT e GT Pack, em que, como o nome indica, alguns componentes são pretos, para darem um visual mais dinâmico.
De fora para dentro, o i-Cockpit também se apresenta mais moderno, com o ecrã digital frontal de 12,3 polegadas totalmente costumizável e um ecrã central tátil de 10 polegadas. São os centros de controlo do novo 3008, com o painel frontal a dar acesso a uma variedade de definições do carro, e a apresentar a informação do renovado sistema de visão noturna, e o painel central a controlar, entre outros, o sistema de navegação e entretenimento.
Ponto que também surge com grandes melhorias é o sistema de ajudas à condução e a condução autónoma de Nível 2. Um mundo de opções que vão do cruise control adaptativo, à assistência ao estacionamento, e do reconhecimento de sinais de trânsito mais alargado à possibilidade de conduzir sem mãos quando atrás de outro carro.
No que toca às motorizações, a Peugeot renova a oferta de dois Híbridos Plug-In com base nos blocos a gasolina de 180cv e 200cv, e leva a cabo alterações da oferta de motores de combustão interna. Quem optar pelos blocos a gasolina tem agora uma nova opção com o PureTech 1.6 de 4 cilindros a juntar-se aos dois 3 cilindros de 1.2 litros. Já nas versões diesel a Peugeot optou pelo caminho inverso, retirando, pelo menos para já, a opção do 2 litros e mantendo a oferta do 1.5 com duas opções que, tal como nos gasolina mais pequenos, se distinguem entre si pela transmissão manual, ou automática.
Ainda sem preços e com data de comercialização prevista na Europa para finais de 2020, o novo 3008 estará também disponível na Peugeot Store, uma experiência de compra, troca e financiamento do carro totalmente digital.