O design expressivo, carácter versátil e recheio tecnológico do 308 SW é agora complementado pela eficiência de uma nova motorização puramente elétrica. Um dos modelos mais esperados pela marca e responsável pela forte ofensiva de eletrificação da Peugeot em Portugal, o novo E-308 SW junta-se à berlina E-308, variantes que compõem a primeira oferta totalmente elétrica e, da Peugeot no segmento Médio (C). O 308 SW é a carrinha mais vendida no mercado português, contando em 2023 com mais de 1.630 unidades e uma quota de mercado nesta silhueta superior a 15,5%.
A eficiência foi uma preocupação central para os engenheiros do Peugeot E-308 SW e E-308, uma vez que a combinação de esforços em termos de motorização, bateria, aerodinâmica, principalmente na secção dianteira e inferior da carroçaria, otimização do peso e redução das perdas por atrito graças aos novos pneus. Além disso, para gerir o consumo de energia da forma mais eficaz possível, o condutor pode selecionar o seu modo de condução (ECO, NORMAL e SPORT), e, graças ao modo “BRAKE”, pode mesmo aumentar a desaceleração ao libertar o pedal do acelerador, de modo a otimizar a recuperação de energia.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
Foram desenvolvidas novas jantes de liga leve de 18 polegadas especificamente para as versões 100% elétricas dos Peugeot 308 e 308 SW. A sua eficiência aerodinâmica foi particularmente projetada para otimizar o desempenho.
A nível de motorização conta com a nova unidade 100% elétrica de 156 cv e 260 Nm de binário com uma resposta instantânea. Esta motorização complementa a atual oferta mecânica, onde se incluem as versões híbridas plug-in de 180 cv e 225 cv e motores de combustão interna. Este novo motor elétrico foi uma das grandes surpresas uma vez que é capaz de apresentar baixo consumo e boa performance. O consumo médio combinado de energia é de 15,0 kWh por cada 100 km para a berlina e de 15,1 kWh por cada 100 km para a carrinha (SW), uma verdadeira referência entre os veículos 100% elétricos no segmento C.
A bateria também foi melhorada para uma unidade de alta tensão de 54 kWh (51 kWh úteis) com uma nova composição química e permite uma autonomia superior a 400 km reais. O carregador trifásico de bordo está disponível de série e tem uma potência nominal de 11 kW. A tomada de carregamento aceita todos os modos de carregamento e utilizando um posto de carregamento público de 100 kW é possível passar de 20% a 80% de carga em menos de 25 minutos.
O E-308 SW já está disponível para encomenda em Portugal e as primeiras unidades chegam ainda este ano. O preço de lançamento, válido até ao final do ano, é de 43.125 euros na versão Allure e de 45.525 euros na versão GT, incluindo a oferta da Wallbox e de 4 anos de manutenção e garantia. Para as Empresas, considerando a dedução de 100% do IVA, os valores são de 37.500 euros e de 39.451 euros.