ACP-BP

Pub

Quinta geração do Toyota Prius tem nova estética e condução envolvente

| Revista ACP

O mais eficiente Prius de sempre, está disponível em Portugal exclusivamente eletrificado com a tecnologia Híbrida Plug-in.

Prius-Plug-900

O Toyota Prius vai na quinta geração e continua a surpreender pela inovação em termos de engenharia e design. Disponível na Europa exclusivamente como Híbrido Plug-in, o mais recente Prius é também um modelo avançado na qualidade da sua eletrificação graças à mais recente tecnologia Plug-in Hybrid Electric (PHEV) para complementar a abordagem multifacetada da Toyota até chegar à neutralidade de carbono.

A autonomia de condução elétrica até 86 km, graças à sua bateria de 13,6 kWh, permite uma condução totalmente elétrica na maioria das viagens diárias. Para viagens mais longas, ou quando o carregamento não for prático, a nova geração do sistema Plug-in Hybrid da Toyota tem uma potência mais elevada e umas especialmente reduzidas emissões combinadas de CO2 (WLTP) de 11 a 16 g/km (dependendo da versão) - a mais baixa de sempre conseguidas por um Prius.

O sistema híbrido proporciona enormes progressos em termos de experiência de condução, gerando mais potência e superior eficiência. O motor TNGA de 2,0 litros produz 152 cv (112 kW) e funciona em conjunto com um novo motor dianteiro de 160 cv (120 kW) para uma potência total do sistema de 223 cv (164 kW). Em comparação com os 122 cv (90 kW) da geração anterior do Plug-in Hybrid, este substancialmente aumentado rendimento garante acelerações fortes e resposta imediata.

Embora o Prius tenha sempre tido um design único, esta última geração é surpreendentemente atraente. A icónica forma de cunha que sempre caraterizou o Prius desde a sua segunda geração, evoluiu, abraçando elegantes linhas modernas. Foi traçada uma silhueta coupé por via da diminuição da altura total em 50 mm, ao mesmo tempo que o ponto mais alto do tejadilho foi chegado atrás e que foram adotadas rodas de diâmetro maior, até 19 polegadas.

Por dentro, o espaçoso habitáculo combina diversão de condução com caráter prático numa apresentação interior muito clean. Tanto para o condutor como para os passageiros, o interior é espaçoso e construído com materiais elegantes e de elevada qualidade, realçados por elementos de design harmoniosos e que destacam uma sensação dinâmica e a lógica da sua existência.

O novo Prius é o primeiro modelo a utilizar o motor TNGA de 2.0 litros e a terceira geração do sistema Híbrido Plug-in da Toyota, que foi alvo de melhorias contínuas desde o lançamento do primeiro Prius Plug-in, em 2012. A cilindrada do motor foi aumentada em comparação com a unidade de 1,8 litros usada na geração anterior, atingindo a muito elevada eficiência térmica de 41%.

A potência do sistema foi otimizada através da maior capacidade da bateria, que passou de 8,8 kWh para 13,6 kWh. A bateria de iões de lítio tem uma densidade de energia superior, proporcionando uma capacidade 50% mais elevada, mas utilizando 30% menos células, o que permitiu ser mais pequena e instalada debaixo do banco traseiro.

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

Quando estacionado, um carregador de bordo de 3,3 kW pode carregar a bateria da rede elétrica de 220V (de zero a totalmente carregada) em apenas quatro horas. Este conjunto de melhoramentos no sistema de propulsão híbrido plug-in deram não só origem ao Prius mais potente e com melhor desempenho até à data, mas também ao mais eficiente. O aumento da potência em 122 cv (90 kW) eleva o rendimento total do sistema para 223 cv (164 kW) e ajuda o novo Prius a acelerar de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos, também com a ajuda dos 208 Nm de binário. No caso da versão mais eficiente, o consumo de combustível é de apenas 0,5 l/100 km e as emissões combinadas de CO2 de uns residuais 11 g/km, de acordo com as normas de homologação WLTP.

O mais eficiente Prius de sempre, está disponível em Portugal exclusivamente eletrificado com a tecnologia Híbrida Plug-in. Com um ADN Duplo combina verdadeira capacidade de condução EV (elétrica) com um melhorado desempenho híbrido com as primeiras unidades a chegarem já em junho de 2023.

scroll up