A Renault revela uma edição limitada do Megane R.S. Ultime, que personifica a história da Renault Sport assente em inúmeros troféus em diferentes competições e modelos lendários. Este modelo é a derradeira série do Megane R.S. e o último a apresentar o logótipo da Renault Sport. A Alpine, marca desportiva do grupo, vai a partir de agora escrever os próximos capítulos desta história.
Baseado no Megane R.S. Trophy, este desportivo torna-se ainda mais especial ao exibir um design exclusivo e uma gama muito completa de equipamentos. Como não podia deixar de ser, apresenta as marcas visuais da Renault Sport, incluindo o duplo diamante e gráficos específicos inspirados no novo logótipo da Renault. As faixas estão no tejadilho e no capot (exceto nos automóveis com o teto de abrir opcional), pára-choques traseiro, portas e guarda-lamas. São em preto mate para harmonizar com as quatro cores de carroçaria disponíveis: Star Black, que é de série, o Pearl White, que tem um efeito visual marcante, o Sirius Yellow, que traz de volta as cores icónicas da Renault Sport e o Tonic Orange, que cria um contraste poderoso.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
A carroçaria do Megane R.S. Ultime apresenta um guarda-lamas dianteiro 60mm mais largo e um guarda-lamas traseiro 45mm também ele mais largo, saídas de ar laterais, faróis R.S. Vision, um escape central, uma antena barbatana de tubarão, um spoiler e um difusor traseiro. Muitos dos detalhes desta série limitada são agora em preto: os logótipos, puxadores das portas, molduras das janelas, jantes (mesmo as tampas das porcas), coberturas do guarda-lamas, difusor traseiro e a lâmina Fórmula 1 no pára-choques dianteiro, que vem com um acabamento brilhante e o monograma Ultime.
Já o equipamento de série inclui os bancos tipo baquet da Recaro, com estofos em alcântara no tom preto titânio e com o monograma R.S. bordado. O cartão mãos-livres Megane R.S. Ultime recria o padrão diamantado das riscas. As soleiras das portas são exclusivas e cada modelo tem a sua própria placa metálica numerada perto dos comandos da transmissão, na parte inferior da consola. É assinado por Laurent Hurgon, o piloto e especialista em desenvolvimento que trabalhou no Megane R.S. ao longo da carreira e que, ainda hoje, é detentor dos recordes de Nürburgring, Suzuka e Spa-Francorchamps.
Destaque ainda para as caraterísticas específicas do Megane R.S. e do Megane R.S. Trophy, que passam pelo o ecrã de navegação de 9,3 polegadas, com um sistema Hi-FI Bose, painel de instrumentos digital de 10 polegadas, o sistema de telemetria a bordo R.S. Monitor, o cruise-control adaptativo e os auxiliares de manobra de 360°. A lista de opções é extensível ao sistema Head-up Display, teto de abrir e uma capa personalizada que irá fazer as delícias dos fãs que escolherem este automóvel de coleção excecional.
O Megane R.S. Ultime equipa um motor turbo, de 4 cilindros, com 300 cv de potência, associado a uma caixa de velocidades EDC (para a Europa) e a um diferencial mecânico Torsen, que permite acelerar de 0 a 100km/h em apenas 5,7 segundos. Está equipado com pneus semi-slicks Bridgestone Potenza S007, desenvolvidos para o Megane R.S. Trophy R, montados em jantes Fuji Light de 19 polegadas e está dotado de travões Brembo dual-cast, com pinças vermelhas. O eixo dianteiro com pivôs independentes, chassis Cup rebaixado, batentes hidráulicos em compressão e sistema de quatro rodas direcionais 4CONTROL completam as soluções técnicas para a derradeira experiência de condução com um automóvel desportivo – nas pistas, ou fora delas.
Este modelo que vai fazer a sua estreia pública no Salão Automóvel de Tóquio a 13 de janeiro de 2023, substitui na primavera o Megane R.S. e o Megane R.S. Trophy. Vão ser construídas 1976 unidades (a Renault Sport foi fundada em 1976) e a marca ainda não revelou preços.