Renault Twingo Electric chega já no início de janeiro

| Revista ACP

É o automóvel elétrico mais acessível do mercado e a proposta da marca para o citadino do futuro a pensar na mobilidade.

Twingo-x3-840

Com largos anos de experiência em mobilidade elétrica, onde o ZOE ganha particular relevo, a Renault decidiu apostar na agilidade comprovada do Twingo para o transformar em mais uma aposta 100% elétrica e entrar na batalha dos puros citadinos ecológicos. O Twingo Electric é uma oferta nova no mercado e uma alternativa bem conseguida, sendo de momento, o automóvel elétrico mais barato à venda em Portugal. Com o nível de equipamento Zen o preço é de 22.200€ e no nível Intense sobe para os 23.200€, já com as baterias incluídas, uma vez que já não existe o sistema de aluguer de baterias na Renault.

O Renault Twingo Electric é mais uma proposta da Renault que beneficia da experiência de mais de uma década da marca na mobilidade zero emissões. A plataforma da versão elétrica é a mesma das existentes versões a gasolina, pois desde a sua conceção a plataforma do Twingo foi construída para poder receber versões 100% elétricas. O motor de 82 cv é derivado daquele que equipa o ZOE, com o Twingo Electric a oferecer a mesma habitabilidade do seu irmão com motor a gasolina, bem como a capacidade da bagageira que continua nos 240 litros, aceitando ainda a mesma personalização que toda a gama Twingo.

Tal como o Twingo de motor a combustão, esta versão elétrica é muito divertida de conduzir, devido à sua extrema agilidade e a uma brecagem incrível, com um raio de viragem de 4m30. A tração traseira convida também a uma condução citadina alegre e, essencialmente, eficaz. A velocidade máxima está limitada aos 135 km/hora, mas o Twingo Electric acelera dos 0 aos 100 Km/hora em apenas 4,2 segundos. Em relação à autonomia, a marca aponta para 180 km, embora seja possível recuperar cerca de mais 10%, conforme a utilização.

Mas para além da autonomia perfeitamente adaptada à utilização quotidiana urbana, destaque para a rapidez de carregamento, uma vez que carrega até quatro vezes mais depressa do que os seus concorrentes, nos postos de carregamento mais frequentemente encontrados no espaço público. Referência ainda para o facto dos mais recentes serviços conectados desenvolvidos para a gama também estarem disponíveis no Twingo Electric, incluindo funções específicas dos automóveis elétricos Renault que facilitam a vida do condutor.

scroll up