A Škoda atualizou dois modelos compactos de sucesso. O Scala e o SUV Kamiq são os responsáveis por uma nova geração de clientes Skoda. O Scala é um hatchback prático e bem desenhado que foi apresentado pela primeira vez em 2019 e estabeleceu padrões de referência na classe compacta com seu generoso espaço interior e capacidade de bagagem. O seu sucesso conta com quase 230.000 unidades vendidas em todo o mundo e passados poucos meses o fabricante de automóveis checo entrou no segmento dos SUVs compactos com o novo Kamiq. Este modelo oferece as vantagens de um SUV, como uma posição de condução mais alta e entrada e saída do habitáculo mais confortável, graças à posição dos bancos mais elevada. Outra das vantagens de ser um SUV é a elevada distância ao solo. Também este se revelou dentro da marca como um bestseller uma vez que já ultrapassou as 350 mil unidades vendidas.
Agora os modelos sofreram uma alteração visual e tecnológica. Ambos se apresentam mais desportivos e práticos. Os para-choques foram redesenhados e os faróis com tecnologia LED Matrix contribuem para além do visual jovem para uma experiência de utilização bastante agradável durante a noite uma vez que conseguem bloquear outros automóveis, bicicletas peões ou sinais de transito de forma inteligente automática para não existir risco de encadeamento. Existem também novas cores e jantes que por exemplo no caso do Scala podem ser de 16 ou 18 polegadas.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
O topo de gama fica reservado para a versão Monte Carlo, que para além de ser o com o visual mais desportivo carrega consigo todo o legado vitorioso da marca no desporto automóvel. Os habituais cromados dão lugar a acabamentos em preto e existe um jogo entre a cor mate e brilhante que o torna bastante atrativo.
O interior conta com seis opções disponíveis nos três novos níveis de acabamento Essence, Selection e na versão topo de gama desportiva Monte Carlo. À semelhança da família Enyaq, totalmente elétrica, estas variantes assumem a formas inspiradas nos ambientes modernos, com cores e materiais perfeitamente coordenados. Os revestimentos redesenhados dos bancos, do painel de instrumentos e dos painéis de revestimento das portas utilizam também tecidos reciclados e materiais naturais. As características adicionais do equipamento são oferecidas como pacotes.
Quanto aos motores os modelos contam apenas com opções 100% a combustão e apenas a gasolina. Existe a opção do bloco 1.0 TSI de três cilindros que produz 116 cv e pode equipar caixa de velocidades manual de 5 ou 6 relações bem como uma DSG automática de 7 relações. O mais potente fica reservado ao bloco 1.5 TSI de 150 cavalos, aqui exclusivamente acoplado à caixa automática DSG.
Os preços para Portugal também já são conhecidos, o Scala começa nos 24 mil euros podendo chegar aos 37 mil euros na versão topo de gama e o Kamiq começa nos 25 mil euros, alcançando os 35 mil euros, também na versão Monte Carlo.