Em 1900, o co-fundador da Rolls-Royce, Charles Rolls, profetizou um futuro eléctrico para o setor dos automóveis. Tendo adquirido um veículo eléctrico chamado The Columbia Electric Carriage, Rolls previu a sua adequação como uma alternativa limpa e silenciosa ao motor de combustão interna - desde que houvesse infra-estruturas suficientes para o suportar. Hoje, mais de 120 anos depois, chegou o momento da Rolls-Royce Motor Cars cumprir a profecia do seu pai fundador.
Esta profecia não poderia ter sido cumprida sem uma promessa mais recente, quando o CEO da Rolls-Royce, Torsten Müller-Ötvös, assumiu um compromisso público de electrificação anunciando que traria um Rolls-Royce totalmente eléctrico para o mercado ainda esta década. A profecia de Charles Rolls e a promessa de Torsten Müller-Ötvös conduziram a um momento histórico. Em Setembro de 2021, a marca confirmou que tinha começado a testar o Spectre, o primeiro Rolls-Royce a ser concebido de raíz como um carro eléctrico.
Para assegurar que este automóvel transformador estava suficientemente preparado para o consumidor mais exigente do mundo - o cliente Rolls-Royce - a marca cumpriu o programa de testes mais exaustivo que alguma vez tinha concebido. O Spectre está a ser submetido a uma viagem de mais de 2,5 milhões de quilómetros, simulando mais de 400 anos de utilização para um Rolls-Royce.
Spectre não é apenas um momento histórico para a Rolls-Royce, mas também um momento histórico da electrificação - com o Spectre, a marca confirma que a tecnologia já atingiu um padrão que pode albergar os elevados níveis de exigência da Rolls-Royce. Até ao final de 2030 toda a gama da marca vai ser totalmente eléctrica.
Com o Spectre, a Rolls-Royce aproveitou um revolucionário sistema de "Inteligência Descentralizada" que permite a troca livre e directa de informações entre mais de 1.000 funções do veículo, elevando ainda mais a célebre qualidade de condução da marca. Os seus designers capturaram uma estética contemporânea mas intemporal que faz progridir significativamente a iconografia da marca à medida que esta embarca na sua era eléctrica. Os seus artesãos criaram um conjunto de possibilidades contemporâneas de personalização "prêt-à-porter", incluindo as já famosas Portas Starlight, inspirando os clientes a realizarem as suas próprias visões por medida.
A potência final, a aceleração e os números de alcance ainda estão a ser refinados, uma vez que o extraordinário empreendimento de finalizar o Spectre entra na sua fase final ainda no segundo trimestre de 2023. Os dados preliminares mostram que o Spectre deverá ter um alcance totalmente eléctrico de 520 quilómetros (WLTP) e oferecer 900 Nm de binário, com uma potência 585 cv. Para ir dos 0 aos 100 km/h o Spectre vai precisar de 4,5 segundos.
Com muitos meses de testes e optimização do Spectre ainda à frente, estes números estão sujeitos a alterações antes da confirmação oficial antes do lançamento no mercado no 4º trimestre de 2023.