O primeiro Dacia totalmente elétrico é mais eficiente do que se pode imaginar. É necessário tomar o pulso ao novo Spring para se perceber que esta é uma solução mais do que suficiente para fazer frente às novas necessidades de mobilidade urbana, mas esta nova solução pode ir mais longe do que isso, proporcionando uma agilidade em estrada digna de registo. Com um binário de 125 Nm instantâneo, a aceleração surpreende pela positiva e a agilidade do Spring sente-se com o desenrolar dos quilómetros.
Com um design cativante, de linhas elevadas, o olhar SUV não passa despercebido e muito menos o ADN da marca. O Dacia Spring passa a ser o automóvel elétrico mais acessível do mercado, transformando-se numa compra inteligente. Com dimensões idênticas ao Renault Twingo, embora pareça bastante maior, o espaço para quatro ocupantes é generoso e a bagageira conta com 290 litros de capacidade (620 litros com os bancos rebatidos). O visual SUV é cativante e o ambiente interior realista e agradável. Com 33 kW (equivalentes a 44 cavalos) de potência, o motor totalmente elétrico é alimentado por uma bateria com 27,4 kWh de capacidade.
Assente numa plataforma testada e desenvolvida pelo Grupo Renault, este Dacia Spring aponta para uma autonomia média de 230 km, ou 305 km numa utilização urbana. O carregamento rápido faz-se na totalidade durante uma hora e meia, ou até 80% em menos de uma hora. Disponível nas versões Spring Confort e Confort Plus e ainda na opção Business, o automóvel elétrico mas acessível do mercado, está disponível a partir de 16.800€ e 18.300€ (Confort Plus), com entregas previstas para setembro. Para o próximo ano irá chegar a versão Cargo, 1.100 litros de capacidade de carga.
A Dacia pretende redefinir o essencial, e com esta filosofia aplicada ao Spring, democratizar o acesso à mobilidade elétrica e ser líder no mercado de particulares. Cheio de personalidade, o novo Spring, está disponível com uma versão de lançamento com um excitante “pack” colorido: espelhos, barras de tejadilho, acabamentos das portas e as molduras das entradas de ar são em laranja ou com apontamentos no mesmo tom. No interior, os revestimentos dos bancos, assim como as molduras das saídas de ventilação e do ecrã multimédia, também são em laranja, enquanto os painéis das portas são em cinzento brilhante. Com este “traje” colorido e excitante, a mobilidade elétrica torna-se ainda mais divertida e cheia de estilo.