Vivem-se temos de azáfama nas hostes da Cupra. Depois de ter revelado os renovados Formentor e Leon, a marca prepara-se para lançar o novo Cupra Tavascan, o seu segundo modelo 100% elétrico.
Assente na plataforma MEB do Grupo Volkswagen, o Tavascan assume-se como um SUV Coupé de carácter desportivo e as suas linhas apresentam a nova linguagem visual da marca.
Desta forma, conta com um logótipo iluminado na dianteira e traseira, faróis LED triangulares na dianteira e linhas aerodinâmicas que lhe permitem reclamar um coeficiente de apenas 0.26.
No interior o Tavascan marca também o início de uma nova era. O visual é único e moderno, com a quase totalidade dos comandos a concentrar-se no ecrã central de 15’’ cuja utilização é prática e intuitiva. Para acentuar o carácter desportivo o modelo da Cupra conta ainda com bancos desportivos de série.
Ainda a bordo do Cupra Tavascan destacam-se os apontamentos em cor cobre, os materiais agradáveis e o sistema de som da Sennheiser. Já no que diz respeito ao espaço habitável, o Tavascan tira proveito das mais valias proporcionadas pelo uso da plataforma MEB e além de bastante espaço para os passageiros oferece uma bagageira com 540 litros de capacidade.
Disponível em duas versões e com dois níveis de potência — 286 cv e 340 cv —, no primeiro o Tavascan conta com tração traseira enquanto no segundo tem já tração integral. Sempre equipado com uma bateria com 77 kWh de capacidade, na versão menos potente o Tavascan tem 568 km de autonomia e na mais potente, designada VZ, percorre até 522 km entre carregamentos.
Uma vez esgotada a carga da bateria, bastam 7 minutos num posto de carregamento rápido com 135 kW de potência para repor 100 km de autonomia. Num posto idêntico é possível carregar de 10 a 80% em apenas meia hora. Já em corrente AC o Tavascan suporta potências de até 11 kW.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
Este primeiro contacto foi feito aos comandos da versão de 286 cv e tração traseira e ficou evidente que o novo modelo da Cupra continua fiel aos pergaminhos da marca.
Dinamicamente competente, consegue conjugar de forma interessante a estabilidade e comportamento em curva com o conforto que se espera de uma proposta que, com certeza, fará as vezes de familiar.
As prestações estão também em bom plano, bem como a gestão das baterias e a eficiência energética do conjunto, permitindo uma utilização descontraída e sem qualquer tipo de “ansiedade” por causa da autonomia.
Ainda sem preços para Portugal, o novo Cupra Tavascan estará disponível em Espanha a partir dos 52 010 euros. As encomendas no nosso país abrem em junho as entregas estão previstas para depois do verão.