O Yaris é o Toyota mais vendido na Europa e representa cerca de 1/4 das vendas da marca. A tecnologia híbrida ganha cada vez maior dimensão na indústria automóvel, com o Yaris a apresentar larga experiência nesse capítulo. Com esta nova geração a marca pretende vincar o investimento na segurança e dinâmica, estreando com o Yaris a primeira aplicação da nova plataforma GA-B da Toyota, que mais tarde irá servir de base a outros modelos. Para além da liderança híbrida reclamada pela marca, o novo Yaris está seguramente diferente, evidenciando um design marcante, onde se destaca uma traseira mais musculada e pormenores que se baseiam numa positiva imagem desportiva que o modelo tem alcançado.
Esta 4ª geração dá ao Yaris mais argumentos em termos de versatilidade, segurança e prazer de condução. A nova motorização eletrificada, com um sistema híbrido de nova geração, oferece uma potência combinada de 116 cv e tem por base o bloco a gasolina de 1,5 litros. Projetado e produzido em França para os clientes europeus, o novo Yaris pretende também ser uma referência mundial em segurança entre os automóveis compactos, incluindo de série, diversos sistemas avançados de assistência ao condutor. O novo Yaris está mais largo, mais baixo e mais curto, embora a distância entre eixos tenha aumentado. Uma nova suspensão afinada e novas molas, contribuem para um conforto de utilização total, tanto em estrada como na cidade.
O novo modelo do segmento B, oferece ao mesmo tempo um interior espaçoso, confortável e de alta qualidade com equipamentos para todas as necessidades atuais e prioridades do utilizador, em relação à conectividade e acesso contínuo a informações importantes. A Toyota prevê que o segmento B continuará a ser uma parte significativa do mercado na Europa nos próximos anos e que o Yaris continuará a ser um de seus principais modelos, respondendo às exigências do mercado por automóveis com superior economia de combustível e emissões mais baixas, para cumprir regulamentos ambientais cada vez mais rigorosos. A nova geração Yaris também responde às mudanças de prioridades dos clientes europeus para carros compactos, com questões racionais como custo, versatilidade, segurança e qualidade, sendo incorporadas considerações mais emocionais, incluindo estilo atraente e desportivo, imagem jovem e desempenho divertido.
Para além da versão híbrida, que deverá representar cerca de 70% das vendas do modelo, o Yaris vai contar ainda com a motorização a gasolina de 1,0 litros e a muito desportiva GR turbo, que desenvolve 261 cv. A família Yaris ficará ainda completa com o Cross, uma versão que pode contar com tração integral, devido à incorporação de um motor elétrico no eixo traseiro. Com seis níveis de equipamento, o novo Yaris vai estar à venda no final do ano, com preços a partir dos 16.990€ para a versão de entrada, com motor de 1,0 litros, enquanto o híbrido com base no motor de 1,5 litros arranca nos 20.990€. O mais musculado 1.5 turbo tem preços a partir dos 23.190€.