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Vem aí o Toyota GR86 um puro sangue exclusivo

| Revista ACP

Vai ser comercializado em Portugal o novo GR86, um sedutor desportivo concebido pela Toyota Gazoo Racing.

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As vendas na Europa vão ser limitadas a apenas dois anos, com este modelo global GR da Toyota a fazer sonhar quem aprecia puro prazer de condução. Com um novo motor boxer dianteiro de 2,4 litros com 234 cv de potência, a tração traseira do GR86 convida a divertidos momentos ao volante deste carro analógico concebido para uma era digital. Uma dinâmica assinalável, um design referencial da marca e transmissões especialmente afinadas, exibem todos os conhecimentos técnicos da Toyota Gazoo Racing.

O novo GR86 é o terceiro modelo global GR da Toyota, a gama composta agora por 3 puros desportivos, desenvolvidos de raiz. Um desportivo 2+2 que se junta ao GR Supra e ao GR Yaris. Tal como estes, o GR86 beneficia diretamente do envolvimento da Toyota Gazoo Racing no desporto automóvel internacional ao mais alto nível, onde já foi campeã várias vezes. A unidade de quatro cilindros com dupla árvore de cames (DOHC) de 16 válvulas naturalmente aspirada utiliza o mesmo bloco de cilindros que antes, mas a cilindrada foi aumentada de 1998 para 2387 cc. Isto foi conseguido através do aumento do diâmetro dos cilindros, de 86 para 94 mm. Mantendo a mesma taxa de compressão elevada de 12,5:1, o motor fornece mais potência: a potência máxima aumentou cerca de 17%, de 200 cv/147 kW para 234 cv/172 kW a 7000 rpm. Por conseguinte, o tempo de aceleração dos 0 aos 100 km/h foi reduzido em mais de um segundo, para 6,3 segundos (6,9 segundos com transmissão automática). A velocidade máxima do GR86 é de 226 km/h com transmissão manual, 216 km/h para a automática.

A construção do chassis centrou-se na redução do peso e no rebaixamento do centro de gravidade do veículo, para garantir uma dinâmica ainda mais precisa e uma maior capacidade de resposta. Há uma utilização mais ampla do alumínio e de outros materiais leves, mas resistentes e um reforço estratégico da estrutura do automóvel para alcançar uma maior rigidez em toda a sua extensão. Os sistemas de suspensão também beneficiam de ajustes específicos para otimizar a manobrabilidade, já que os designers tiveram o apoio dos seus colegas da competição automóvel no desenvolvimento de novas características aerodinâmicas para a carroçaria. As vendas para a Europa (consequentemente em Portugal) serão limitadas a apenas dois anos, o que significa que esta é uma proposta exclusiva e limitada no tempo.

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