ACP-BP

Pub

Volkswagen Arteon atualizado e com gama alargada

| Revista ACP

O novo Arteon estreia nova carroçaria Shooting Brake e versões eHibrid e R.

Volkswagen-Arteon-840

O Arteon é o Gran Turismo da Volkswagen que sofreu uma atualização e à qual a marca expandiu a gama com uma segunda versão: o novo Arteon Shooting Brake. Anunciado pelo fabricante como uma “verdadeira declaração de design”, este desportista de cinco portas chega agora ao mercado nacional.

O Arteon Shooting Brake e o Arteon vão repartir a oferta entre três motores a gasolina turbo (TSI), dois motores turbodiesel (TDI) e um sistema híbrido plug-in (eHybrid). As motorizações TSI debitam uma potência de 150 cv (110 kW), 280 cv (206 kW) e 320 cv (235 kW). Na versão eHybrid é utilizado um bloco TSI que debita 156 cv (115 kW), complementado por um motor elétrico com uma potência de 85 kW (115 cv). Os motores TDI – já disponíveis em Portugal nesta fase de lançamento – oferecem potências de 150 cv (110 kW) e 200 cv (147 kW). Todos os motores combinam alta eficiência, baixas emissões e potentes binários. A elevada eficiência dos motores é conseguida graças a tecnologias inovadoras de propulsão e de gases de escape.

A Volkswagen utiliza novas tecnologias também na área dos motores turbodiesel de injeção direta. O twin dosing – duplo catalisador de redução seletivo (SCR) com injeção independente de AdBlue® – reduz as emissões de óxido de nitrogénio (NOx) até 80%, dependendo da versão do motor. Até agora, a tecnologia Twin dosing estava disponível na gama de potência até 150 cv. Mas com a chegada do novo Arteon 2.0 TDI de 200 cv (147 kW), esta tecnologia passou a estar também disponível neste nível de potência.

Ao nível do exterior, o novo Arteon reconhece-se à primeira vista através do seu design com uma silhueta fluida, enquanto o Arteon Shooting Brake se destaca pelo design marcante da traseira. Desde a frente com a ampla grelha do radiador, à elegante linha do teto, até ao impressionante volume do porta-bagagens, o novo Arteon Shooting Brake demonstra como a exclusividade e a funcionalidade se podem conjugar ao mais alto nível.

O interior espaçoso acolhe o utilizador com luxo e conforto. Todos os comandos foram concebidos a pensar no utilizador e a harmonia das cores e dos materiais criam um ambiente de qualidade. Todos os níveis de equipamento oferecem diferentes revestimentos para os bancos, em tecido, Artvelours ou couro, e detalhes em alumínio completam a elegante perceção do espaço interior.

Por sua vez, a iluminação ambiente, branca, cria uma atmosfera agradável através de luz indireta, estando disponível em opção também com 30 cores diferentes. A iluminação é suave no painel de bordo e consola central, bem como nas portas dianteiras e traseiras, e, em combinação com o Digital Cockpit Pro, a cor selecionada é aplicada também aos mostradores digitais.

Os clássicos botões de função no cockpit deram lugar, no novo Arteon, a superfícies sensíveis ao toque. O utilizador pode, por exemplo, regular o ar condicionado Climatronic de forma mais fácil e intuitiva, utilizando botões e sliders. Em conjunto com a navegação inteligente no menu, tem acesso a muitas funções. Cada entrada é confirmada através de um feedback tátil, recorrendo a uma vibração suave, de série nas versões Elegance e R-Line.

Tanto na frente como na parte traseira do habitáculo, os passageiros desfrutam do pacote modular da Plataforma Transversal (MQB) nas duas versões do Arteon. A altura é elevada nos dois casos: espaço máximo para as pernas na parte de trás do habitáculo de 1016 mm, proporcionando um valor de primeira classe. Devido à exclusividade do tejadilho, o Arteon Shooting Brake oferece uma altura interior extra: de 1008 para 1019 mm (+11 mm) na frente e de 940 para 982 mm (+42 mm) na parte traseira. A largura interior é a mesma: 1500 mm na frente e 1481 mm na parte de trás. De série, o banco traseiro é rebatível assimetricamente em ambos os modelos. Atrás do banco traseiro do Arteon Shooting Brake encontra-se um grande espaço de armazenamento, que, quando carregado com o banco traseiro em posição normal, é de 565 litros (Arteon: 563 litros); com o rebatimento do banco traseiro, o volume de carga aumenta para 1632 litros (Arteon: 1557 litros). A superfície de carga tem um comprimento máximo de 2092 mm (até aos bancos da frente).

Os preços do Arteon variam entre 51.300 euros (2.0 TDI 150 cv DGS Elegance) e 55.722 euros (2.0 TDI 200 cv DSG R-Line). Nas versões Shooting Brake, variam entre 52.369 euros (2.0 TDI 150 cv DGS Elegance) e 56.550 euros (2.0 TDI 200 cv DSG R-Line).

scroll up